Estiveram presentes na sessão o Arcebispo Primaz de Braga Dom Jorge Ortiga, o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, o Arcipreste Padre Manuel Sá Ribeiro, a Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Delgado e a Diretora do Museu Municipal e autora do catálogo, Deolinda Carneiro.

A sessão iniciou-se com a alocução do Arcipreste que abordou a temática da Exposição “Credo o Ano da Fé no Arciprestado de Vila do conde e Póvoa de Varzim” e a edição do Catálogo.

A Vereadora e o Diretor Regional foram unânimes, expressando ambos a importância do catálogo e das relações cordiais entre o poder político e as instituições da Igreja, de que este catálogo é um bom exemplo.

De seguida, o Arcebispo Primaz felicitou todos os intervenientes pela iniciativa e apelou para que não se ficasse por aqui, pois este catálogo é um testemunho do que se passou e um estímulo para novas iniciativas de estudo e valorização do Património.

Deolinda Carneiro expôs o livro, explicando os critérios e temas usados. Para além disso, mostrou algumas das peças expostas que encantaram os milhares de visitantes da exposição e agora podem ser admiradas no catálogo.

A exposição esteve patente no Museu durante mais de seis meses e por ela passaram largos milhares de visitantes, que puderam ver cerca de duas centenas de peças de arte sacra pertencentes a todas as paróquias do Arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim.

O Catálogo, da responsabilidade do Arciprestado e autoria da Diretora do Museu, Deolinda Carneiro, apresenta fotografias de todas as peças presentes na exposição e retrata a história das paróquias e suas atividades no Ano da Fé.

A publicação tem um propósito didático e informativo permitindo conhecer algumas das mais fascinantes peças do Arciprestado e o modo como elas se enquadram na liturgia e na vida das diferentes paróquias.