O Fórum de Formação e Opções Profissionais incluirá iniciativas diversificadas, tais como um Seminário sobre Economia Social em Expansão, organizado em colaboração com a ESEIG (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão) e o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), no dia 29 de abril (ver Programa específico), e ainda diversas Mesas Redondas, com a participação de profissionais de diferentes áreas (nos dias 6, 7, 8, 12 e 13 de maio), e sessões de esclarecimento para pais, encarregados de educação e jovens adultos interessados (dias 30 de abril, 7, 15 e 23 de maio), que irão percorrer diversas escolas do concelho da rede pública e privada.

Não podia faltar neste evento a Mostra Informativa, de 10 a 13 de maio, cujo tema é Formação e Opções Profissionais ao longo da vida. A sessão de abertura realizar-se-á no dia 10 de maio, às 14h30, no Pavilhão Municipal.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, é pensado para a comunidade estudantil e tem como objetivo apresentar o mais variado leque de possibilidades aos estudantes do concelho, no que respeita a opções profissionais, de ensino e formação.

Nesta organização, o município conta com a colaboração de diversas empresas ligadas à formação e estabelecimentos de ensino, entre outras instituições, que, em ação concertada, ajudam a que se promovam as melhores orientações possíveis para os jovens.

No dia 30 de abril, a PSP apresenta o seu grupo Cinotécnico, às 10h30, na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves. Já a 5 de maio, será a vez da demonstração do grupo da GNR, às 10h00, na EB 2/3 de Beiriz. A GNR irá ainda fazer uma demonstração cinotécnica na EB 2/3 de Rates, em dia e hora a indicar pela escola.

A organização inclui ainda o IX Concurso de Piano e o 3º Concurso de Fotografia, bem como a Exposição e entrega de prémios do 2º Concurso de Fotografia.

Em colaboração com a Proandi, será ainda levado a efeito um concurso de Cocktails Não Alcoólicos. No dia 7 de maio, o Fórum inclui a sessão de trabalho semanal do Grupo BNI Winner (Póvoa de Varzim), a realizar no Pavilhão Municipal, às 6h45, em que o serviço de catering desta ação será assegurado por alunos de Cursos Profissionais da EB 2/3 de Beiriz.

A Mostra Informativa de Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida terá lugar de 10 a 13 de maio, no Pavilhão Municipal, de manhã e de tarde, constituindo um dos pontos fortes do Fórum, em que são apresentados diversos Workshops e ações demonstrativas de diversas opções profissionais com a colaboração de entidades públicas e privadas, especialmente direcionadas aos jovens.

A sessão de abertura tem lugar no Pavilhão Municipal, dia 10 de maio, às 14h30. Às 15h15, realiza-se a demonstração e aulas em grupo de treino e obediência, pelo Póvoa Dog Center. Às 17h00, será a vez do GOBS – Grupo de Operação e Busca e Salvamento, levar a efeito o simulacro de um sismo.

No dia seguinte, 11 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, apresenta-se a Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Às 15h30, há uma apresentação do Grupo de Danças Urbanas da Escola Secundária Rocha Peixoto. Durante a noite, a Escola Prática de Serviços irá promover uma atividade de Bootcamp (Ginástica Militar).

Serão ainda muitas outras as entidades e escolas que se irão revelar com diversas ações até 13 de maio, com relevo ainda para atividades que irão ter lugar nos espaços da Escola Profissional de Esposende, da Iconefile e da ProAndi, durante esta Mostra.

As escolas e entidades interessadas em visitar com os seus alunos a Mostra Informativa, bem como todos os interessados em informações ou esclarecimentos sobre qualquer atividade do Fórum de Formação e Opções Profissionais devem entrar em contacto com a organização através do endereço forumsop@cm-pvarzim.pt.