Pedro Burmester, uma das presenças
mais assíduas no FIMPV e figura central na música portuguesa contemporânea,
prossegue uma brilhante carreira de concertista e de pedagogo, após o
interregno dedicado à fundação da Casa da Música. Neste concerto, depois de um
programa a solo na primeira parte, alia-se ao Quarteto de Matosinhos – cuja
criação resultou de oportuna iniciativa da Câmara Municipal daquela cidade –
para interpretar um dos Quintetos para piano e cordas mais relevantes do
repertório.

 

Pedro
Burmester

Pedro
Burmester nasceu no Porto. Foi durante dez anos aluno de Helena Costa, tendo
terminado o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto com 20 valores em
1981. Posteriormente, deslocou-se aos Estados Unidos onde trabalhou entre 1983
e 1987 com Sequeira Costa, Leon Fleisher e Dmitry Paperno. Paralelamente,
frequentou diversas masterclasses com
pianistas como Karl Engel, Vladimir Ashkenazi, T. Nocolaieva e E. Leonskaja.

Ainda
muito novo, foi premiado em diversos concursos, destacando-se o prémio Moreira
de Sá, o 2º prémio Vianna da Motta e o prémio especial do júri no Concurso Van
Cliburn nos Estados Unidos.

Iniciou
a sua atividade concertística aos 10 anos de idade e, desde então, já realizou
mais de 1000 concertos a solo, com orquestra e em diversas formações de música
de câmara, em Portugal e no estrangeiro. Participou em todos os festivais de
música portugueses. No estrangeiro são de realçar apresentações em La Roque d’
Anthéron, na Salle Gaveau, no Festival de Flanders, na Frick Collection e 92nd
Y em Nova Iorque, na Filarmonia de Colónia, na Gewandhaus de Leipzig, na casa Beethoven
em Bona e no Concertgebouw em Amesterdão.

São
de destacar colaborações com os maestros Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura,
Álvaro Cassuto, Omri Hadari, Gabriel Chmura, Muhai Tang, Lothar Zagrosek,
Michael Zilm, Frans Brüggen e Georg Solti.

Dedicou-se
também à música de câmara. Mantém há alguns anos um duo com o pianista Mário
Laginha e atuou com os violinistas Gerardo Ribeiro e Thomas Zehetmair, com os
violoncelistas Anner Bylsma e Paulo Gaio Lima e com o clarinetista António Saiote.
Formou um grupo de pianos e percussões que tem atuado com grande sucesso em
diversos festivais e concertos em Portugal.

Em
1997/98 Pedro Burmester atuou em França, na Alemanha, Bélgica, Holanda, no Brasil,
Estados Unidos, África do Sul, Canadá e Austrália, onde realizou uma tournée
com a prestigiada Australian Chamber Orchestra.


gravou uma dezena de CD. A sua discografia inclui três CD a solo com obras de
Bach, Schumann e Schubert, um em duo com Mário Laginha e três gravações com a
Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em 1998 foi editado um CD a solo com obras
de Chopin. Em 1999 gravou as dez sonatas para violino e piano de Beethoven com
o violinista Gerardo Ribeiro.

Em
2007, juntamente com Bernardo Sassetti e Mário Laginha, editou o CD e DVD “3 Pianos”,
gravado ao vivo no Centro Cultural de Belém.

Em
2010 grava e edita a Sonata em Lá Maior, D. 959 de Franz Schubert e os Estudos
Sinfónicos op. 13 de Robert Schumann.

Foi
Director Artístico e de Educação na Casa da Música, projeto que ajudou a criar
e a implementar.

Atualmente,
para além da sua atividade artística, é professor na Escola Superior de Música
e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, na Escola Profissional de Música de
Espinho e na Universidade de Aveiro.

 

Quarteto
de Matosinhos

O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi
fundado em 2007. É constituído por licenciados da Academia Nacional Superior de
Orquestra: Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e
Marco Pereira (violoncelo). Realizaram também estudos de aperfeiçoamento em
diversas escolas de prestígio, como a Escuela Superior de Música Reina Sofia em
Madrid, a Northwestern University em Chicago e o Conservatório de Sion na Suíça.

O Quarteto realizou estudos
especializados no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, sob a
orientação de Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen).

Todos os seus membros receberam
prémios em Portugal e no estrangeiro individualmente e em música de câmara.
Destaca-se o prémio obtido, enquanto Quarteto de Cordas de Matosinhos, no 1º
Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça em 2009.

Os
membros do Quarteto, nos seus anos de estudo, tiveram contacto com membros de
vários quartetos destacados do panorama internacional, nomeadamente dos
quartetos Alban Berg, Hagen, Lasalle, Emerson, Melos, Vermeer e Kopelman.

Atualmente
o Quarteto desenvolve uma temporada regular de concertos em Matosinhos, onde
apresenta uma série de projetos inéditos no país: além de integrais dos
quartetos de Haydn, Mozart, Beethoven e Mendelssohn, assume especial
importância a encomenda e estreia de obras de compositores portugueses. O
Quarteto estreou já obras de Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Vasco Mendonça,
Miguel Azguime, Nuno Corte-Real, Eurico Carrapatoso, Christopher Bochmann,
António Chagas Rosa, António Pinho Vargas, Álvaro Salazar, Eduardo Patriarca,
João Pedro Oliveira, Telmo Marques, Luís Tinoco, Carlos Guedes, Alexandre
Delgado e Paulo Ferreira-Lopes.

O
Quarteto apresenta-se um pouco por todo o país, tendo realizado concertos nos
Dias da Música do CCB, nos Festivais de Música de Espinho, Póvoa de Varzim e
Música Viva, colaborando com músicos como Carlos Azevedo, o violoncelista Paulo
Gaio Lima, os clarinetistas Carlos Alves, António Saiote e Bruno Graça e os
pianistas Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho e Elsa Silva.

O
Quarteto de Cordas de Matosinhos lançou o seu primeiro disco em 2012 com obras
dos compositores Eduardo Patriarca, Telmo Marques e Paulo Ferreira-Lopes.