Neste sentido, aprovou, recentemente, uma alteração ao Regulamento de Utilização de Lugares Públicos de Estacionamento Pago com Duração Limitada.

Recorde-se que o Regulamento em questão está em vigor desde 2000, sendo que agora sofre este aditamento de modo a controlar o estacionamento abusivo por parte de alguns condutores, impedindo a rotatividade no estacionamento.

A alteração consiste no seguinte: se estacionar num lugar com parquímetro e não tiver o bilhete no interior do automóvel, a Polícia Municipal irá deixar-lhe um aviso. Em cinco dias deverá pagar o equivalente a doze horas de estacionamento (€4,80). Se não o fizer, será multado e a coima é de €30.

Também de encontro à rotação de lugares, vai a atribuição do cartão de residente e de comerciante. Poderão requerer que lhes seja atribuído cartão de residente as pessoas singulares, desde que o fogo onde têm domicílio principal e permanente e onde mantém estabilizado o seu centro de vida familiar tenha as características descritas no Regulamento.

Poderão requerer a atribuição do título de estacionamento as sociedades comerciais, os empresários em nome individual, bem como os profissionais liberais ou sociedades com o mesmo fim, desde que preencham os seguintes requisitos: possuam estabelecimento comercial, consultório ou escritório em artéria de estacionamento de duração limitada ou em via adjacente pedonal ou com estacionamento proibido em toda a sua extensão; Não disponham de parqueamento próprio nos termos legais. Por cada estabelecimento comercial, consultório ou escritório, só poderá ser atribuído um cartão de comerciante ou de profissional liberal.

De modo a aumentar a oferta de lugares de estacionamento na cidade, a Câmara Municipal disponibilizou, no início deste ano, mais um equipamento para o efeito: o Parque de estacionamento Low Cost “A Fábrica”. Um espaço com 260 lugares, onde são cobrados valores baixos, para permitir um maior fluxo de pessoas naquela zona da cidade (ruas Gomes de Amorim, Serpa Pinto, da Fábrica e Elias Garcia).

No entanto, mesmo antes da existência deste espaço, a Póvoa já usufruía de uma rede bastante diversificada de parques de estacionamento, espalhados por diferentes pontos da cidade, sendo que o parque subterrâneo da Avenida Mousinho de Albuquerque, em funcionamento desde 2008, também veio contribuir para uma cidade mais organizada, principalmente na época balnear.

Disponibilizamos, no portal municipal, um mapa da cidade com localização de todas as zonas de estacionamento de duração limitada e parques de estacionamento.