Esta edição da Peregrinação terá como lema “Peregrino, vive as obras de Misericórdia”.

Do programa consta a Eucaristia, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, às 07h30, e no final da cerimónia, pelas 9h00, inicia-se o percurso a pé ao longo de 7 quilómetros que separam a Matriz da Póvoa do altar no terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, numa procissão comandada pelo andor da devoção, carregado em ombros por pescadores.

Às 11h00, realiza-se a Eucaristia presidida pelo Cónego José Paulo de Abreu. Da parte da tarde, às 16h00, tem lugar a recitação do terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e cerimónia do adeus.

Um dos atrativos no dia da Peregrinação são os sempre belos tapetes de flores, um dentro do Santuário e outro no terreiro, mesmo em frente ao altar, onde se celebra a Eucaristia.

A organização destas celebrações lembra que, pela dignificação do espaço do Santuário não é autorizada a venda ambulante na Avenida de Nossa Senhora da Saúde, recinto da Peregrinação e espaço envolvente. Não é também permitido marcar ou reservar lugares no recinto onde se vão realizar as cerimónias religiosas.