Esta visita dá continuidade à política de proximidade que o executivo municipal tem vindo a implementar desde o mandato anterior estabelecendo um contacto mais direto com todas as freguesias do concelho.

O Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, José Araújo, conduziu o roteiro pela freguesia que terminou com uma reunião de trabalho, na sede da Junta.

Aires Pereira foi recebido por alguns empresários das mais diversas áreas de atividade com o objetivo, como o próprio transmitiu, “de sentir as empresas do concelho, valorizar o vosso trabalho e conhecer o contributo que dão para o desenvolvimento da nossa economia”.

Do setor primário, foram visitadas duas explorações agropecuárias: a PECFONTE e a Sociedade Agrícola Manuel da Gandra. Ambas são empresas familiares em que os filhos deram seguimento ao negócio dos pais, adaptando-o às evoluções tecnológicas que foram surgindo.

Da agropecuária para o setor têxtil, a visita prosseguiu às Confeções Olívia Santos, e terminou na indústria, numa empresa pioneira de produção de pellets a nível europeu, a Tec Pellets.

Além do tecido empresarial de Balasar, o Presidente da Câmara visitou ainda à Fundação Beata Alexandrina, onde foi recebido pelo pároco da freguesia, Manuel Neiva, e a empreitada do Parque Desportivo à qual vão estar associadas obras de saneamento, criação de acessos e iluminação.

A tarde terminou com uma reunião de trabalho na sede da Junta de Freguesia com o objetivo de serem discutidas possíveis intervenções para a melhoria das condições de Balasar.

Neste sentido, José Araújo começou por apresentar ao Presidente da Câmara um projeto para a melhoria do edifício da Junta e criação de novas infraestruturas no mesmo. Aires Pereira manifestou-se disponível em colaborar na reabilitação do edifício, numa primeira fase, a nível exterior (caixilharia, cobertura e fachada) de modo a colmatar problemas de humidade e falta de ventilação, criando condições de comodidade.

De grande importância para Balasar e prestes a arrancar, foi também discutida a construção na nova ETAR e aumento da rede de saneamento na freguesia. Também para próximo, está prevista a execução do Parque Verde, um espaço que ficará arborizado, com uma espécie de piscina natural e com equipamentos de apoio para ser disfrutado pela população. Uma oportunidade única para as pessoas terem um sítio de lazer no centro da freguesia: muito arborizado, com um curso de água e um espaço onde as pessoas podem estar de modo informal.

Outros assuntos abordados foram a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal da Póvoa de Varzim (PDMPV) na freguesia de Balasar (Proposta) e a possibilidade da criação do Nó da A7.