Este espetáculo antecedeu as comemorações oficiais do Dia da Marinha Portuguesa, que vão realizar-se na Póvoa de Varzim, de 12 a 21 de maio.

A Vereadora da Câmara Municipal Andrea Silva agradeceu e congratulou a Banda pelo concerto apresentado na nossa cidade. Manifestou ainda ser uma honra para a Póvoa de Varzim receber as celebrações do Dia da Marinha, nomeadamente, cerimónias militares, demonstrações de provas militares, atividades ao ar livre para o público em geral e visitas a embarcações.

Ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro. Tem-se pautado por uma constante evolução e inovação, como é exemplo a permuta de conhecimentos, ao incluir elementos exteriores ao seu quadro orgânico, nas suas apresentações públicas. Estão neste caso atuações conjuntas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como vozes e instrumentos solistas.

Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da atualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertencido, e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores de reconhecido mérito.

Atualmente, e desde 2010, a Banda da Armada é dirigida pelo maestro Capitão-tenente MUS Délio Gonçalves.

“Transcendent Journey”, de Rossano Galante; “Concerto per Trombone”, de Nino Rota Solista: 1SAR B Gonçalo Galvão; Sinfonia nº1 “Maré Negra”, de Antón Alcalde Rodrigues; “Entry March of the Boyars”, de Johan Alvorsen; “Hispania” de Oscar Navarro; “Danzon nº2”, de Arturo Marquez e “Retalhos de New Orleans” de Arr. Pedro Pires foram as peças interpretadas pela Banda.