Neste sentido, em 2015 a organização irá promover e organizar uma Campanha Publicitária de sensibilização, de âmbito nacional, sobre a Pobreza. Esta Campanha surge na sequência da anterior realizada em 2014 – Campanha 0% Pobreza – e pretende ativar a responsabilidade social de cada cidadão, bem como a responsabilidade coletiva para a necessidade de construirmos uma sociedade inclusiva, livre de pobreza e que assegure a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos.

Os objetivos gerais da Campanha visam essencialmente:

– Sensibilizar todos os cidadãos para as situações de pobreza que são mais visíveis no seu meio envolvente, desconstruindo eventuais estereótipos e apelando a uma cultura de solidariedade e cooperação.

– Apelar à consciencialização individual e coletiva sobre os factos e números relacionados com a pobreza e a exclusão social promovendo a responsabilidade de todos na resolução destes fenómenos.

– Transmitir as seguintes mensagens: a existência de uma sociedade mais justa e coesa é possível; e toda a sociedade beneficia com a erradicação da pobreza e da exclusão social

– O reconhecimento do direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e participar plenamente na sociedade.

As imagens da Campanha foram cedidas por fotógrafos de renome nacional que colaboram com a EAPN pro bono e a parte criativa de produção das mensagens será da autoria do Miguel Januário, um dos graffiters mais conceituados do panorama nacional.

A Campanha estará presente na Póvoa de Varzim através da afixação de Mupis pela cidade.

A EAPN – Rede Europeia Anti- Pobreza Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional (membro da European Anti-Poverty network, uma organização europeia composta por 31 redes nacionais e 18 organizações europeias), constituída por mais de 1000 instituições e pessoas em nome individual que atuam no campo da luta contra a pobreza. A sua ação sediada no Porto estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais.