Esta iniciativa, inserida na 18ª edição do Encontro Pela Paz, foi acompanhada por centenas de pessoas que se reuniram no Caiz da Paz (junto ao edifício ISN/Salva Vidas), a partir das 16h00, de modo a celebrar a efeméride com a deposição das flores brancas no mar.

O evento contou ainda com uma largada de pombos, com um sentido minuto de silêncio por parte dos presentes e com as atuações dos professores da Escola de Música da Póvoa de Varzim, Paulo Veiga e Agostinho Gomes (em trompete), Marco Maia (trompa), António Costa (trombone) e Hélder Pinheiro (tuba).

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino e o mentor do evento, Mário Ferraz, guiaram os presentes neste momento de introspeção, partilha e amizade. O autarca saudou a elevada afluência ao Cais e desejou a todos um Bom Ano, cheio de paz e amizade para todos, aproveitando a ocasião para agradecer a todos os que colaboraram com a organização e se associaram ao Encontro Pela Paz, duma forma ou de outra.

A 14 de janeiro, às 21h30, no Diana Bar, a organização convida ainda a Lembrar a Paz, com o encerramento da exposição “Educação pela Paz”, a projeção de um filme dos momentos vividos no Encontro pela Paz, a entrega de diplomas e certificados de agradecimento e a atuação do cantor Juako, de Francisco Cruz e Mara São Roque (“Dupla Maravilha”) e do Coro Manuel Giesteira.

Este ano, o Encontro pela Paz realizou-se sob o tema “Malala – Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”, em homenagem à mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz (16 anos de idade).