Na conferência de apresentação do programa das Festas, Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal, transmitiu que “o São Pedro 2015 vai ter mais dias, mais festa, vamos tentar trazer mais gente à Póvoa de Varzim. É isso que pretendemos com o aumento dos dias”.

Como já vem sendo tradição há alguns anos, o programa das Festas abre com S. Pedrinho e a Pequenada, a 25 de junho. Esta iniciativa vai reunir mais de mil crianças de 18 jardins-de-infância do concelho para celebrarem o padroeiro.

Nesse mesmo dia, às 22h00, os seis bairros da cidade (Belém, Matriz, Mariadeira, Norte, Regufe e Sul) ganham nova vida com a abertura das iluminações festivas.

No dia 26 de junho, a partir das 12h00, a Casa da Juventude promove uma Sardinhada intitulada “S. Pedro na Casa”, destinada ao público jovem. Esta Sardinhada inclui, além do peixe, os petiscos típicos como fêveras e caldo verde. Mas também reserva uma tarde desportiva: um Mini Campeonato de Ténis de Mesa.

A 27 de junho, sábado, o São Pedro será assinalado pelo Mercado Municipal que vai realizar a iniciativa Cozinha ao Vivo com uma Sardinhada de São Pedro, na Praça Marquês do Pombal, a partir das 11h00. Às 22h00, os diferentes bairros inauguram os seus tronos.

A 28 de junho, haverá sardinhas assadas, prontas a serem partilhadas por quem passa na rua, fogueiras para saltar, música e muita animação, até ao amanhecer, por toda a cidade.

No Dia de São Pedro, 29 de junho, irão cumprir-se as habituais manifestações religiosas, com a Missa, às 11h00, na Igreja da Lapa, e a Procissão, que às 17h00 sai da Igreja Matriz e recolhe na Igreja da Lapa. Este dia será ainda marcado por atuações musicais: arruada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e de Riba de Ave, da Igreja Matriz até à Praça do Almada, onde terá lugar um concerto, às 15h00, seguindo-se arruada até à Igreja Matriz. Haverá novo concerto, às 21h30, no Largo do Passeio Alegre.

A 30 de junho assinala-se o Dia Festivo dos Serviços do Exército e da sua Escola, com uma Cerimónia Militar, às 10h00, com demonstração de meios da condução auto do encargo operacional, incluindo desfile de equipamentos históricos, na Escola Prática dos Serviços, seguindo-se, às 11h30 a apresentação do livro “A Guerra não se fez só com balas!…”que aborda as atividades logísticas do Exército no decurso da Grande Guerra, da autoria do Sargento-ajudante Alves dos Santos. À noite, pelas 21h00, haverá um Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Garrett.

Nos dias 1 e 2 de julho, às 21h30 vai realizar-se, no Largo do Passeio Alegre, um Espetáculo musical com artistas poveiros.

A 3 de julho, às 22h00, a marginal poveira irá encher-se de brilho e cor com o Desfile das Rusgas na Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos. Antes disso, às 21h30, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, a Exposição Coletiva de Artes Plásticas – Cheia ed. 4.

No dia 4 de julho, às 16h00, haverá um Jogo de Futebol Câmara Municipal x Juntas de Freguesia, no Estádio Municipal. Mais tarde, haverá, novamente, noitada. Cada bairro fará uma festa mais localizada para os seus apoiantes.

À meia-noite, e em simultâneo nos diferentes bairros, haverá fogo-de-artifício a rechear o céu da Póvoa com as cores dos bairros.

No domingo, 5 de julho, o dia começa com o Grande Prémio São Pedro, prova de atletismo que reúne mais de mil atletas na nossa cidade a disputarem esta prova.

À noite, os poveiros rumam ao Estádio do Varzim para, fervorosamente, apoiarem o seu bairro. Às 22h00, terá início o Espetáculo das Rusgas. O fogo-de-artifício volta a abrilhantar a noite poveira e, à meia-noite, o céu será de todas as cores, durante alguns minutos. Lançado junto às Piscinas Municipais, o Espetáculo Piromusical encerra os festejos de São Pedro 2015. Um momento único de magia, cor e fantasia a não perder…

Para além deste programa, irão decorrer diversas iniciativas paralelas no âmbito das Festas de São Pedro 2015. Consulte o programa completo.