A efeméride ocorreu na sexta-feira e a Casa da Juventude decidiu apresentar um programa de três dias cheios de animação e lazer, que começou na quinta-feira de manhã. Os visitantes do espaço puderam experimentar a atividade “Jogos na Casa”. Da parte da tarde, as celebrações foram integradas no último dia do “Move-te 2016 – As Tuas Férias de Verão em Movimento”, evento que ocupou as férias de verão a dezenas de jovens entre os 8 e os 16 anos. Houve lugar a churrascos e divertidos jogos tradicionais.

Na manhã de sexta-feira, Dia Internacional da Juventude, a festa fez-se no areal da Praia da Lagoa. Os intervenientes participaram no Verão Desportivo, do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, usufruindo de aulas de aeróbica e jogos de voleibol, futevólei e ténis de praia. De tarde, a Esplanada do Carvalhido apresentou um programa cultural vasto, com sessões de arte urbana e circense, capoeira, radiomodelismo, yoga, kung-fu e dança e stands, workshops e insufláveis para os mais novos. O dia de festa foi ainda repleto de borlas e descontos, oferecidos pela Casa da Juventude e pelas entidades parceiras que colaboraram nesta celebração.

Sábado foi novamente dia de Verão Desportivo na Praia da Lagoa, da parte da manhã. À tarde, na Esplanada do Carvalhido, a Casa da Juventude introduziu a Póvoa de Varzim no roteiro nacional “Serviço de Voluntariado Europeu: 20 anos, 20 praias”. O Programa SVE e o Programa Erasmus + foram também apresentados.

Estes três dias de celebração do Dia Internacional da Juventude, com um cartaz cultural dinâmico e animado, tiveram como objetivo promover as atividades do Pelouro da Juventude, do Conselho Municipal da Juventude e Bolsa de Voluntariado e do Programa SVE e Agência Erasmus +.