Das 09h00 às 17h00, as orquestras vão apresentar-se pelas escolas básicas de todo o concelho da Póvoa de Varzim, proporcionando um momento diferente aos alunos. Estas atuações vão focar a sua atenção na audição musical e na parte pedagógica, com a apresentação dos instrumentos e algumas explicações musicais sobre os mesmos.

O dia de celebração termina ao ar livre, com um mini-concerto no coreto da Praça do Almada, às 17h30.

Esta atividade, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, é já uma tradição com vários anos e visa oferecer às crianças de mais de 20 escolas do concelho, o contacto com música de qualidade e com sonoridades desconhecidas para muitos. Motivar a aprendizagem da música e divulgar o trabalho desenvolvido pela Associação Pró-Música/Escola de Música da Póvoa de Varzim são outros dos grandes objetivos da organização com esta iniciativa.