De 16 a 18 de setembro, o Pavilhão Desportivo Municipal recebeu a 2ª Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2017. Integrada no Grupo D, a seleção nacional de Portugal enfrentou as congéneres de Israel, Croácia e Eslováquia, com o objetivo de se qualificar para a 3ª e última fase de apuramento para o Europeu 2017, que terá lugar no Azerbaijão e na Geórgia.

A participação portuguesa até começou bem, na sexta-feira, com uma vitória de 3-0 sobre Israel, mas apesar do esforço das atletas portuguesas, a turma das quinas apenas somou essa vitória e terminou a poule de apuramento poveira com 3 pontos, no terceiro lugar. No sábado, a Eslováquia foi mais forte e ganhou por 3-1 e no domingo, a Croácia venceu por esclarecedores 3-0. As croatas foram inequivocamente as mais fortes durante os três dias, tendo vencido todos os jogos e todos os sets.

No final da etapa poveira, a classificação ficou assim ordenada: Croácia – 9 pontos, Eslováquia – 6 pontos, Portugal – 3 pontos, Israel – 3 pontos. Recorde-se que, segundo o sistema de classificação do voleibol, cada vitória por 3-0 ou por 3-1 vale à equipa vencedora 3 pontos e vitórias por 3-2 garantem 2 pontos ao vencedor e 1 ponto ao derrotado.

Estas quatro seleções voltam a defrontar-se em Rovinj, na Croácia, entre 22 e 25 de setembro. No final da etapa croata, a seleção que tiver mais pontos classifica-se automaticamente para a 3ª Fase de Apuramento do Europeu 2017. O segundo classificado apura-se para um play-off, enquanto o 3º e o 4º colocados são eliminados.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim agradece a participação ativa de todos os preencheram o Pavilhão Desportivo Municipal e apoiaram a seleção nacional nesta iniciativa.