Este próximo ano Escutista será acompanhado pela figura do Santo Inácio de Loyola e sob o tema “Ser como tu!”. Através do exemplo do Santo Inácio de Loyola, todos os Escuteiros vão caminhar com esperança de ser como Jesus.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o Vice-Presidente, Luís Diamantino, participaram na Eucaristia celebrada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, no Palco do Passeio Alegre.

Depois da celebração, os autarcas receberam, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os representantes dos diferentes agrupamentos participantes, com destaque para Ivo Faria, Presidente Nacional do Corpo Nacional de Escutas – CNE, Hugo Cunha, Chefe Regional, e José Maria Fonte, Chefe do Núcleo Cego do Maio.

Depois de dar as boas-vindas à Póvoa de Varzim, o Presidente da Câmara manifestou a disponibilidade para colaborar com as atividades dos Escuteiros e que “é motivo de alegria poder receber na nossa terra uma organização como esta pelos valores que defende e incute na formação dos jovens”.

Aires Pereira reconheceu que, com estas atividades, “os escuteiros permitem viver momentos peculiarmente intensos e deixam ficar algo” e transmitiu que estava “particularmente feliz” pela concentração de jovens na celebração da manhã.

Aos Chefes de Núcleo, o Presidente entregou uma lembrança, a “poveira”, peça representativa da importância da mulher na sociedade poveira.