Artur Soares Dias, árbitro internacional, acompanhado pela sua equipa de árbitros assistentes, Rui Licínio e Paulo Soares, foi um dos convidados mais requisitados para responder às questões dos jornalistas das principais estações de televisão e de rádio presentes no evento. A opinião de Soares Dias sobre a recente implementação do sistema de Vídeo-Árbitro (VAR) foi o motivo que levou a comunicação social a interessar-se pelo evento. Então, vamos conhecê-la: “É uma decisão arrojada da direção da FPF assumir a liderança deste projeto. É de enaltecer esta inovação depois de não ter dado certo por exemplo na Holanda. Os árbitros em Portugal também são bons, ao contrário do que possam dizer. Eram bons, são bons e vão continuar a ser bons e através do trabalho do Conselho de Arbitragem vão enriquecer o setor”, começou por dizer.

Soares Dias lembrou que este “é um processo novo” e que tem “uma fase de aprendizagem”. “Na FIFA, na Taça das Confederações, verificou-se alguns equívocos, em Portugal certamente vão verificar-se alguns equívocos. É de realçar todo o trabalho positivo que tem sido feito pelas equipas de arbitragem, estamos a ganhar qualidade e espaço para podermos aprender. O trabalho do Conselho de Arbitragem, como a abertura de diálogo, disponibilidade de comunicação, são fatores que temos de valorizar”.

O árbitro explicou que o protocolo do VAR é muito direto, assertivo e concreto. “O árbitro nunca pede opinião ao VAR, se a decisão do árbitro não for a mais acertada, o VAR dará conta do que é melhor. O VAR informa o árbitro no caso de existir um erro claro”.

Numa mesa dedicada aos sonhos, Soares Dias, nomeado para o Mundial de sub-17, na Índia, não pensa para já na concretização do sonho de estar no Campeonato do Mundo da Rússia, em 2018. “O próximo sonho é de facto estar presente no Mundial, mas a nossa equipa felizmente vai estar presente e quando digo a nossa equipa refiro-me à nossa Seleção. Ao fim e ao cabo somos a seleção e um conjunto de árbitros representados através de uma equipa de arbitragem que tem um sonho que é de facto estar presente na próxima edição do campeonato do Mundo na Índia”, afirmou, congratulando-se por ter sido nomeado para o Mundial de sub-17 que vai decorrer na Índia entre 6 e 28 de outubro.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi um dos convidados deste evento. O autarca fez questão de oferecer, mais uma vez, as instalações do Estádio, das Piscinas e das salas de musculação do Pavilhão Municipal para que os árbitros da Costa Verde aperfeiçoem a sua capacidade física. “No início da carreira, quando ainda são árbitros dos Campeonatos Distritais, as coisas não são fáceis e sabemos que todas as ajudas são bem-vindas”.

Aires Pereira explicou aos árbitros presentes como funciona o Campeonato Interfreguesias e que no momento em que for necessária a intervenção policial a competição chegará ao fim. “E é com muita honra que o Interfreguesias funciona há 37 anos e envolve mais de cinco mil pessoas”.

Finalmente, o autarca informou que “a Póvoa de Varzim é um concelho privilegiado no que concerne as instalações desportivas, nomeadamente em relação aos relvados sintéticos: as 12 freguesias do concelho vão ter os ditos relvados, com balneários (sendo que a maior parte das freguesias já tem em funcionamento os campos de futebol), o que fará a inveja, eventualmente, a muitos clubes profissionais”.

Esta I Conversa sobre Arbitragem incluiu, ainda, o empossamento da nova direção do Núcleo de Árbitros da Costa Verde. O poveiro Bruno Rodrigues, assistente internacional de futebol, foi empossado como Presidente.