A decisão foi aprovada na passada segunda-feira, em Reunião de Câmara.

O novo tarifário, que entrará em vigor de 2016, contempla pequenas descidas de preço para 32.120 consumidores domésticos e uma redução mais significativa para as famílias numerosas e consumidores não-domésticos. O novo tarifário da água do concelho para 2016 vai representar um ligeiro decréscimo na fatura para 32.120 consumidores domésticos que gastam, por mês, até 25 metros cúbicos de água. Também para as famílias numerosas, com três ou mais dependentes, haverá uma redução, desta feita mais significativa, uma vez que pode ir até aos 20% do atual valor.

Aires Pereira esclareceu, ainda, que o concessionário da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição irá começar a pagar o arrendamento dos espaços já a partir de janeiro. O autarca explicou que “o concessionário pediu um pedido de carência até abril de 2016, mas a Câmara ponderou tudo o que foi feito até hoje, a isenção de pagamento até dezembro e entendeu que é impossível manter esta situação. Por isso, em janeiro será efetuado o contrato definitivo e terá início o pagamento das rendas. A decisão tem como objetivo incentivar a abertura das áreas disponíveis o mais rápido possível. Muito antes do final da obra foi aberto o concurso de concessão para que os responsáveis pelo projeto escolhido tivessem tempo para, durante a fase de conclusão, resolver todas as questões que fossem da sua responsabilidade para que, em agosto, estivesse tudo pronto a funcionar. Assim não aconteceu e a Câmara prorrogou o prazo. Entendemos que não é viável adiarmos ainda mais. No próximo Verão a Fortaleza terá de estar a funcionar em pleno”.