O Presidente da Câmara Municipal descerrou, esta manhã, a placa colocada no interior da farmácia e que assinala o reconhecimento do executivo no primeiro centenário da sua posse por uma família que muito tem dado à comunidade poveira.

O Presidente admitiu não ser muito comum a autarquia realizar este tipo de reconhecimento justificando que também “não é normal que no Município da Póvoa de Varzim e na vida de uma cidade uma instituição como uma farmácia perdure para além de 100 anos ininterruptamente aberta ao público”.

Aires Pereira recordou um pouco do passado da Farmácia Faria lembrando que, na altura, “as farmácias, tal como as barbearias, eram um local de vida social. Portanto, é a vida da nossa comunidade e a relação que temos com esta instituição que leva a que o Município fique muito reconhecido”. Assim sendo, esclareceu que “a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, esta proposta de deixarmos ficar aqui o testemunho do nosso reconhecimento, neste dia, em que faz precisamente 100 anos da abertura da Farmácia”.

O edil aproveitou o momento para anunciar que a Câmara Municipal vai adquirir o edifício da Garagem Linhares, na Praça do Almada: “acho que é um desejo muito antigo dos poveiros que a Câmara adquirisse este imóvel para o metro desaguar na Praça do Almada e constituir isso mesmo uma nova centralidade e animação a este espaço”.

A este propósito, Aires Pereira transmitiu que iria levar “à próxima reunião de executivo a proposta para aquisição desse sonho antigo de muitos poveiros”. Assim sendo, “vai surgir um novo equipamento na Praça do Almada criando uma nova centralidade e fazendo a concentração de todos os serviços municipais. Nada será igual a partir do momento em que concretizarmos este nosso investimento na Praça do Almada”, garantiu.

Paula Faria, Diretora Técnica da Farmácia Faria, agradeceu ao Município da Póvoa de Varzim “tão distinta homenagem dirigida não só à Farmácia Faria mas também aos meus antepassados”. Revelou que “há um século, Avelino da Costa Faria fundou, com o nome atual, a Farmácia Faria. Sucedeu-lhe seu filho, Armando da Costa Faria”.

Paula Faria recordou os seus familiares e valores que lhe incutiram e agradeceu aos pais e irmãs por “terem tido coragem de depositar nas minhas mãos tamanha responsabilidade”.

Veja as imagens deste ato.