Em 2014, a autarquia anunciou vários projetos que vão transformar o concelho, definitivamente, “numa referência do noroeste peninsular”. Referimo-nos à Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, à antiga fábrica “A Poveira”, à Garagem Linhares e à requalificação da orla costeira. Um dos anseios do Presidente da Câmara Municipal para o novo ano é “conseguir concretizar tudo aquilo a que nos propusemos para que, em 2016, possamos avançar com a execução destes projetos”. Este objetivo está diretamente relacionado com o desejo de que “socialmente, o concelho se continue a equilibrar e que se resolvam questões de emprego, nomeadamente com a fixação de novas empresas na Póvoa de Varzim”.

O Presidente da Câmara não pode deixar de elencar a resolução da questão da dragagem do Porto de Pesca como um dos desejos para 2015: “espero que o Ministério do Ambiente cumpra a promessa de se continuar a efetuar as dragagens para que se possam repor as condições exigíveis ao Porto para o seu funcionamento em pleno”.

Desejando que todos os poveiros encontrem, este Natal, estabilidade para que possam viver uma quadra feliz junto das suas famílias, o autarca refere que a Câmara Municipal preparou um conjunto de atividades para tornar este período mais mágico para todos mas, sobretudo, para as crianças.

E é já amanhã que, oficialmente, o Natal chega à Póvoa de Varzim. Às 17h30, o Pai Natal irá instalar-se na sua casa que, este ano, ficará situada na Praça do Almada. Bailarinas, duendes, fadas e palhaços irão abrilhantar esta festa e fazer as delícias dos mais pequenos que, desta forma, poderão embarcar num verdadeiro mundo de fantasia. A academia Gimnoarte trará, também, o “Quebra-Nozes” à Praça do Almada. A interpretação deste grupo de dança irá traduzir-se em mais um apontamento de magia e encanto.

Este será também o momento em que todos os grupos corais da cidade se vão reunir na Praça do Almada. Mais de 300 elementos, que compõem o Grupo Coral Feliz Natal Póvoa de Varzim, acompanhados pela Orquestra Ensemble Natal, vão cantar o Natal e tornar o início desta quadra em algo inesquecível para todos os poveiros.

O doce tradicional da Póvoa de Varzim e a sobremesa oficial do Natal, a Rabanada à Poveira, será distribuído por todos aqueles que se juntarem a esta iniciativa.

Depois, até janeiro, a comemoração do Natal irá passar por todos os serviços municipais. No Cine-Teatro Garrett, entre 30 de novembro e 4 de dezembro, poderá assistir à “Invenção do Natal”, um espetáculo musical de Óscar Branco. No Posto de Turismo, de 1 a 11 de dezembro, estará patente uma Mostra de Artesanato de Natal organizada por artesãos do concelho. Ano após ano, o Pelouro do Desenvolvimento Local tem apostado na divulgação de peças únicas elaboradas por diversos munícipes. Esta Mostra será, assim, uma oportunidade de adquirir presentes de Natal originais.

No Diana Bar, no dia 5 de dezembro, às 21h30, “As Escolas cantam o Natal”, a atuação dos grupos corais dos estabelecimentos de ensino do concelho. Na Biblioteca, de 9 de dezembro até janeiro, haverá histórias de Natal, oficinas criativas, mostras bibliográficas, lançamentos de livros e cânticos de Natal.

No Arquivo, de 12 a 14 de dezembro, será realizado o já habitual Bazar de Natal, com a participação de artesãos que irão colocar à sua disposição produtos diferentes que poderá oferecer à sua família e amigos, que vão desde as compotas aos bolos, passando pelo patchwork, bijutaria e ate à decoração.

Música é algo que não pode faltar na comemoração do Natal. No dia 13 de dezembro, na Igreja S. José, a Escola de Música da Póvoa de Varzim convida-o a assistir ao “Concerto de Natal”. A entrada é livre.

No Museu, além da exposição do tradicional presépio poveiro, o Museu Municipal colocará em cena a peça de teatro de marionetas “Cantigas ao Menino”, o retrato da Ceia de Natal do pescador poveiro e das tradições natalícias poveiras.

Também no Mercado o Natal será comemorado. De 6 de dezembro a 3 de janeiro, muitas iniciativas vão animar aquele espaço comercial. No dia 6 de dezembro será realizado um “Almoço Solidário – Cozinha ao Vivo”; no dia 13, a iniciativa “Doçaria de Natal”; no dia 20 de dezembro e 3 de janeiro, música com os grupos Capela Marta e Tricanas Poveiras; no dia 27 de dezembro, a atuação da Orquestra de Sopros da Escola de Música. Durante todo este período, uma percentagem do lucro obtido pelos comerciantes do Mercado reverterá a favor de uma instituição de solidariedade poveira.

O concurso Delícia de Rabanada é já uma tradição à qual não se pode escapar. No dia 14 de dezembro, no Posto de Turismo, será decidido qual o doce mais saboroso de 2014.

Para mais informações sobre cada uma destas atividades, consulte o Portal Municipal.

Feliz Natal Póvoa de Varzim!