A condecoração, realizada pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estela, José Armandino, constitui uma forma de reconhecimento pelos contributos e apoios à freguesia e à sua população, ao longo dos últimos 25 anos, primeiro como Vereador e agora como Presidente da Câmara.

Aires Pereira agradeceu a distinção e sublinhou que “estas comemorações, que já se realizam há quatro anos, fazem da Estela um caso ímpar no município da Póvoa de Varzim, com tantas atividades e iniciativas realizadas pelos movimentos associativos, e com a envolvência e participação da população estelense”.

O edil referiu-se aos esforços que foram feitos para que a freguesia da Estela não fosse afetada pela Reforma Administrativa e Territorial, que, caso avançasse, levaria à diluição da identidade. “874 anos na vida de uma comunidade é muito tempo. É a consciência profunda do que é viver em comunidade. Por isso, dou por muito bem empregue todos os esforços que foram encetados para que o processo de agregação não avançasse”, transmitiu.

Sobre o passado desta terra, Aires Pereira recordou “quando vim cá a primeira vez e montei a primeira conduta de água no lugar do Teso, Estela era uma freguesia muito diferente da atual. Lembro-me que era até considerada a mais pobre do município. Hoje existem infraestruturas, serviços e apoios sociais que dão resposta aos anseios e dificuldades das pessoas, e uma vida associativa e cultural que é a grande riqueza da freguesia”.

Quanto ao futuro, o autarca anunciou que “vai nascer o Parque da Estela e escolhemos para a execução do projeto o arquiteto responsável pelo Parque da Cidade da Póvoa de Varzim, Sidónio Pardal. Queremos que seja uma obra abrangente e do agrado de todos os estelenses. Vamos também a avançar no parque desportivo, com a colocação de um relvado sintético, através de uma candidatura a fundos comunitários”.

Aires Pereira terminou, constatando: “enquanto existir este espírito de união, de serviço à comunidade e participação cívica, Estela tem todas as condições para continuar a crescer de forma sustentável”.

A Junta de Freguesia da Estela também distinguiu a Associação Juvenil da Estela pelos serviços prestados à comunidade, principalmente aos jovens, nas mais diversas áreas.

José Armandino, Presidente da Junta de Freguesia da Estela, começou por referir que “os estelenses são pessoas que não desistem à primeira pedra que encontram no caminho e por isso homenageamos instituições e personalidades que contribuem para que a Estela possa ser uma freguesia de referência. Daí a homenagem ao amigo Aires Pereira ser inteiramente justa, bem como à Associação Juvenil da Estela, pelo trabalho desenvolvido, principalmente junto dos mais jovens”.

E concluiu: “o projeto Estela é partilhado entre todos porque todos temos a responsabilidade social de construirmos um futuro melhor. Por isso, encaro o futuro com esperança e acredito que vamos ser capazes de, em conjunto, rumar contra esta maré de dificuldades”.

Veja as imagens desta sessão.

E assim chegou ao fim mais um programa comemorativo que contou com as mais variadas atividades desportivas, culturais e recreativas levadas a cabo pela Junta de Freguesia da Estela e associações estelenses, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.