Neste convívio marcaram presença produtores de leite, cooperativas, associações ligadas ao setor e parceiros comerciais.

O autarca, que tem dado particular atenção ao setor da agricultura, quer na agropecuária quer na horticultura – tendo criado, inclusivamente, um Pelouro somente dedicado a esta área, sublinhou que há que reconhecer o valor do Grupo Agros e do setor da agricultura por aquilo que faz pela economia local, pela criação de emprego e pelo aumento da riqueza. “A agricultura, nestas suas duas vertentes, é a entidade que mais gente emprega e que traz maior valor acrescentado em termos de faturação ao concelho”, explicou.

O autarca elogiou a Agrosemana, evento realizado nos últimos dias de agosto e primeiros de setembro e que, além de atividades relacionadas ao setor e aos seus profissionais, leva milhares de pessoas ao Espaço Agros para participarem nos concertos (Xutos & Pontapés e David Carreira, por exemplo), nas caminhadas solidárias e, inclusivamente, cãominhadas a favor de associações de defesa animal. Aires Pereira afirmou que, da parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, existirá sempre o apoio necessário para dar continuidade à Agrosemana.

O autarca sublinhou, ainda, que existiu e existe por parte do município via verde para a legalização das vacarias. Aires Pereira considera de extrema importância que todos os locais estejam devidamente licenciados e a respeitar todas as normas de higiene, segurança e bem-estar animal.

O Presidente da Câmara anunciou, também, estar disponível para colaborar numa campanha de consumo de leite, tal como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sugeriu aquando da sua visita à Agrosemana.