A sessão solene contou com a apresentação pública de Francisco Nova como Comandante dos Bombeiros, bem como de dois novos bombeiros (Joaquim Moreira e Bruno Borges), e ainda com a atribuição de várias distinções honoríficas. Destaque para o galardão Crachá de Ouro entregue a seis bombeiros com mais de 35 anos de serviço e a Medalha de Coragem e Abnegação a Rogério da Hora Pereira.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, aproveitou o momento para alertar para o facto de que “esta instituição poderia estar numa situação dramática se não contasse com o apoio incondicional do Município e dos poveiros a nível financeiro”.

Para o autarca, é inadmissível que o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e, dessa forma, o Serviço Nacional de Saúde, deva a esta instituição mais de 300 mil euros: “esta situação pode por em causa o socorro e a sustentabilidade porque esta associação não tem condições para aguentar uma dívida como a que o Serviço Nacional de Saúde hoje tem a esta corporação. Não nos podemos calar perante uma indignidade destas”, advertiu.

A propósito da melhoria das instalações, Aires Pereira referiu que “os Bombeiros cumprem uma missão que cabe, em primeira instância, ao Município – proteção de pessoas e bens – e, nesse sentido, quanto melhor estiverem instalados os nossos bombeiros e quanto melhor for o seu nível de prontidão e a sua formação mais sossegados ficamos. Nesse sentido, tem havido uma relação de proximidade entre o Município e a direção dos Bombeiros de modo a garantirmos as melhores condições para que possam cumprir a sua missão”.

O edil reconheceu que “hoje, ser bombeiro exige um conjunto de competências, sabedoria e técnicas fundamentais para prestar socorro aos outros”, realçando a importância da aposta na formação.

O Presidente deixou ainda uma palavra de reconhecimento ao Comandante Francisco Nova e ao Bombeiro Rogério da Hora Pereira e de boas vindas a Joaquim Moreira.

O Presidente da Direção dos Bombeiros, Rui Coelho, revelou que a obra agora inaugurada veio resolver um grande problema pois o edifício “ameaçava ruína e estava com muito mau aspeto. Através de uma candidatura a fundos do 2020 – POSEUR conseguimos verbas para construir um edifício novo, seguindo-se a requalificação da parte social que faltava do quartel”.

Rui Coelho explicou que “o edifício agora inaugurado destina-se a fogos florestais e também alberga dormitórios masculinos e, sobretudo, femininos, balneários, garagens para as viaturas de combate aos fogos rurais e ainda uma sala de formação para dar resposta à aposta na formação tanto a nível interno como externo. O investimento total foi de 370 mil euros”.

A próxima intervenção terá um valor aproximado de 150 mil euros e irá contemplar um Museu e conferir dignidade à frente do edifício na Rua Santos Minho de modo a ficar enquadrado no resto da rua, adiantou o Presidente dos Bombeiros.

O Comandante dos Bombeiros, Francisco Nova, manifestou que era “uma alegria enorme termos na corporação seis elementos com mais de 35 anos de serviço que hoje serão reconhecidos com o mais alto galardão que os Bombeiros podem receber na sua carreira”.

Quanto a ser apresentado oficialmente como Comandante, Francisco Nova revelou que o sentimento era de “muita responsabilidade, mas que com a ajuda do corpo ativo, da direção e de todos os poveiros será fácil levar esta missão por diante”.

A maior dificuldade sentida atualmente é a nível humano, sendo que o corpo ativo conta com 55 dos quais 40 são profissionais e apenas 15 voluntários.

O novo espaço e a carrinha foram benzidos pelo Padre Nuno Rocha.