O autarca convidou os presentes a questionarem-no sobre qualquer assunto relativo ao desenvolvimento da Estela e as perguntas prenderam-se com o saneamento, a praia, o parque infantil e o parque desportivo.

Sobre o saneamento, Aires Pereira reiterou a importância dos munícipes ligarem as suas casas à rede assim que esta estiver concluída. “A dificuldade que as pessoas têm apontado são as obras que têm que ser feitas para se proceder à ligação. Aí a ligação poderá ter um custo elevado. E, por isso, temos pressionado mas não temos executado. Ou seja, vamos falando com as pessoas, sensibilizando-as para esta questão, mas não vamos de porta em porta verificar quem está ligado e quem não está”. Na Estela e em Rates foi conseguido um financiamento para esta empreitada e, com os três milhões e meio de euros destinados às duas freguesias, Aires Pereira explicou que ambas irão ficar com esta questão completamente resolvida.

Quanto à praia, um dos locais que o Executivo visitou durante a tarde, está a ficar cada vez menor e, como o autarca referiu, “só há praia na maré vasa”. O Presidente da Câmara afirmou que “não há nenhuma explicação para o desaparecimento da areia e que não tem nenhuma solução milagrosa para oferecer. O Ministério do Ambiente cria muitas dificuldades ao recarregamento das praias com as areias que são retiradas pelas dragagens”.

O passadiço, segundo Aires Pereira, será prolongado no próximo ano, desde Aguçadoura até ao limite do concelho. Se criarmos condições para que todos possamos utilizar a zona litoral iremos, também, evitar alguns comportamentos indesejados naquela zona.

O Parque Público será a grande aposta do Município na Estela em 2017. Com projeto de arquitetura de Sidónio Pardal, responsável pelos Parques da Cidade do Porto e da Póvoa de Varzim, o novo espaço trará centralidade à freguesia, bem como qualidade de vida aos moradores, proporcionando uma zona de lazer e de desporto.