O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na iniciativa transmitindo aos presentes o que “a autarquia tem preparado para o próximo ano de modo que possam também contar com a nossa política de proximidade relativa ao setor leiteiro”.

Assumindo, uma vez mais, que “o setor agrícola é aquele que mais gente emprega no concelho da Póvoa de Varzim”, Aires Pereira anunciou a manutenção da política fiscal para o próximo ano: “não vai haver aumento de impostos, o IMI vai manter-se, não haverá derrama, continuaremos a devolver 1% do IRS, ou seja, a Câmara Municipal deixa de cobrar, praticamente, 5 milhões de euros que ficam distribuídos por todos aqueles que têm a felicidade de trabalhar ou morar no concelho da Póvoa de Varzim”.

A propósito da legalização das vacarias, o autarca revelou que “até hoje, autorizamos 98 pareceres especiais para legalizações de explorações” acrescentando que “temos identificadas, no concelho da Póvoa de Varzim, cerca de 180 explorações”. Constatou que “há uma diferença grande entre o número de explorações que já estão autorizadas e aquelas que teríamos a expectativa de poderem vir a ser autorizadas” e informou que “o regime excecional termina no final deste ano” advertindo os interessados a tratarem do licenciamento.

O edil transmitiu que “este é um dos setores mais importantes, se não o mais importante, do Município da Póvoa de Varzim – o setor primário – a produção leiteira, a agropecuária e as hortícolas, mais ligadas à costa”. Neste sentido, revelou que foi muito também por causa disso que neste mandato criou o Pelouro da Agricultura e Pescas, da responsabilidade de Lucinda Delgado, para haver uma maior ligação entre o setor e a Câmara Municipal.

Terminou desejando que o setor continue a recuperar e manifestando a disponibilidade do Município para colaborar no que for necessário.

A Deputada à Assembleia da República, Carla Barros, também manifestou a disponibilidade do Grupo Parlamentar do PSD: “podem continuar a contar com o nosso empenho em prol dos agricultores e dos produtores de leite porque reconhecemos o impacto que a vossa atividade tem nas famílias, mas também na pequena economia, na qual todos estamos empenhados para que cresça e nos ajude a criar emprego ao nível local”. Terminou lembrando que “foi por iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD que criamos o grupo de trabalho para o setor leiteiro”.

José Moreira Campos, Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, transmitiu que “a agricultura só sobreviverá com a ajuda dos políticos e de políticas que não sejam um entrave no progresso na legalização das construções”. Neste sentido, advertiu que “temos que estar atentos aos novos políticos que começam a ter o seu espaço e são contra a produção de leite intensiva. Devemos fazer ver que as vacarias modernas oferecem as melhores condições para os animais”.