A RTP esteve no local e captou imagens que provam que, graças ao areal que se formou, a barra já esteve fechada na semana passada, impedindo os pescadores de saírem para o mar.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, manifestou a sua preocupação perante a situação, atribuindo as culpas ao Governo: “naturalmente que o Ministério do Mar tem inteira responsabilidade pelo que se está a passar e virá a passar a partir deste momento. Porque, na verdade, são os nossos pescadores, e esta é a maior comunidade piscatória do país, entre Póvoa e Vila do Conde, que vão continuar, infelizmente, este inverno, a pôr a vida, todos os dias, em perigo, a saber que saem mas sem saber se voltam”.

Veja a reportagem aqui.

Recorde-se que o concurso público para a “empreitada de dragagens de manutenção na barra do porto da Póvoa de Varzim” foi publicado, em Diário da República, a 1 de julho de 2014. Trata-se de um concurso de um milhão de euros, que contempla a dragagem de cerca de 150 mil metros cúbicos de areia.