O edil fez questão de reconhecer, pessoalmente, a entrega, engenho e talento dos cidadãos que continuam a dedicar-se à realização destas verdadeiras obras de arte.

“Obrigada por continuar com esta tradição” transmitiu Aires Pereira a Fernando Eusébio, Manuel Cruz, Diogo Neves, José Pinheiro, Antonieta Morim e António José que, orgulhosos, receberam o executivo camarário.

Há 30 anos que Fernando Eusébio se empenha na realização do seu presépio de Natal na freguesia de Aguçadoura. Carpinteiro de profissão, faz uso da sua habilidade em trabalhar a madeira para criar objetos que preenchem uma composição singela que cativa os olhares dos visitantes. Perto de três centenas de figuras compõem a sua obra de arte, onde estão presentes elementos naturais como o musgo e a água.

Pelo 11º ano, Manuel Cruz realizou o seu presépio movimentado, na Rua das Sencadas, em Aver-o-Mar. Ano após ano, o autor introduz algo de novo. Este ano, a novidade são as três figuras principais do presépio (Menino Jesus, São José e Maria) em movimento. Para além destas, são centenas de figuras que o artista coloca em movimento representando, de forma satírica, as mais diversas cenas do quotidiano. Desfolhada, tecelagem, matança do porco, ordenha das vacas, pesca e carpintaria são algumas das atividades do meio rural representadas que nos preenchem e entretêm por várias horas. Também o casamento, namorados e jogos tradicionais estão retratados, sem esquecer o nascimento, a vida, a crucificação, a morte e a ascensão de Cristo. É interessante verificar a coordenação minuciosa de todos os movimentos que confere vivacidade às cenas representadas.

Diogo Neves e José Pinheiro também montaram o seu presépio no exterior da sua habitação atraindo as atenções dos transeuntes, na Rua José Manuel Rego da Silva. A inovação em relação a anos transatos é também uma preocupação destes artistas.

Já na cidade da Póvoa de Varzim, na casa de Antonieta Morim, em Nova Sintra, encontrámos igualmente o ambiente familiar próprio da quadra, com a celebração dos valores religiosos em evidência. O presépio está instalado na entrada da casa, à mercê de convidados e visitantes mais curiosos e interessados em reviver as tradições. Não faltam figuras, cheias de vida, que se expressam em cores vivas e contagiantes. A Banda Musical a atuar no coreto também foi contemplada neste cenário festivo.

Ali bem perto, na Rua Senhor do Bonfim, e também a ocupar um lugar de merecido destaque dentro da casa de António José está uma magnífica obra de arte. Várias cenas estão representadas numa construção que apresenta não só o presépio tradicional como também o do Centro da Europa, ideia trazida por António José de França. A minuciosidade com que tudo foi feito revela a perícia e dedicação do artista que levou três semanas a construir o seu presépio.

Não perca esta oportunidade e faça uma visita em família aos presépios tradicionais em diferentes lares poveiros do concelho.

Veja algumas imagens destes presépios.

O executivo aproveitou o momento para desejar a todos Festas Felizes.