A TSF trouxe à praia aulas de fitness e running para tonificar e descontrair, aproveitando ainda o tempo de antena para divulgar diversos aspetos da vida do concelho, desde o Desporto, a Gastronomia, a Cultura, o Lazer, passando ainda pela atividade económica e pela intensa procura turística desta “terra de banhos”. Um painel de convidados recheado, incluiu pescadores como os mestres João Oliveira, Augusto Manuel e José Festas, este último como representante da Associação pro-Maior Segurança dos Homens do Mar.

De resto, a vertente piscatória da Póvoa de Varzim foi uma das perspetivas do programa radiofónico, com o presidente da Câmara Municipal a dar conta das preocupações constantes do município em dar condições de trabalho aos homens do mar, designadamente fazendo um balanço de como têm decorrido as obras de dragagem no Porto de Pesca da cidade. Aires Pereira recordou que “decorreu um período em que o porto esteve encerrado muito tempo devido às condições meteorológicas e pela falta de dragagem. Foi feito um concurso este ano e contamos que, rapidamente, comecem de novo a trabalhar”.

Aires Pereira sublinhou que “é fundamental que os trabalhos recomecem ainda este mês para evitar o período de inverno, altura em que é muito mais difícil e em que muito do trabalho que é feito acaba por se perder devido à forte ondulação. Foi concessionada uma dragagem bastante substancial, este ano, que fará com que o porto atinja o nível de condições próximo daquilo para o qual ele foi projetado”.

O autarca lembrou ainda que “há uma determinação que faz com que todos os anos tenha que haver pelo menos uma dragagem de recurso para que haja navegabilidade no porto, algo essencial para a segurança dos pescadores. Caso não haja esta garantia, os pescadores vêem-se obrigados a acostar a outros portos para poderem levar a vida”.

“Felizmente, após uma luta de muitos anos”, congratula-se Aires Pereira, “conseguimos reinscrever verbas para que o porto da Póvoa volte a ter as condições ideais de segurança e esperamos poder voltar a ter a pesca como atividade principal”.

Uma cidade balnear com pergaminhos a nível nacional e uma das mais procuradas do país, foi assim apresentada a Póvoa de Varzim no programa Praia a Praia.

Questionado sobre se a Póvoa continua a ser um destino de férias para muita gente, Aires Pereira declarou que isso acontece “cada vez mais”. Segundo o presidente da autarquia, “ultimamente, temos conquistado muita daquela população que, desde os anos 60, verte para a Póvoa de Varzim. Temos feito um conjunto de melhoramentos e de credibilização da nossa água e das nossas praias, todas têm bandeira azul, e isso faz com que as populações vizinhas continuem a vir para aqui. O nosso slogan é «Esta é a Minha Praia» e é o que continuamos a vender pelo Norte, tendo em conta que temos águas magníficas, ricas em iodo, e apresentamos boas condições para receber as pessoas, mesmo com o duplicar de população no verão”.

Com uma frente de mar de cerca de 10 kms em que todas as praias são vigiadas, esta é uma cidade de praia onde “as pessoas se sentem confortáveis e seguras”. Desde há décadas que o verão é assim na Póvoa de Varzim, muito movimentado, o que “é positivo para o nosso comércio e desenvolvimento”, apontou o Presidente.

A Póvoa de Varzim continua a ter uma marca agrícola muito forte, apontou Aires Pereira, “e temos um conjunto de tradições fortes, como o Turismo religioso, de que um dos expoentes máximos é a festa à Senhora da Assunção, que se festeja no próximo dia 15. Temos um conjunto de atividades e tradições que fazem com que as pessoas voltem à nossa terra”.

O Vice-Presidente da Câmara, Luís Diamantino, focou a sua intervenção no mar de Cultura que inunda a Póvoa de Varzim durante todo o ano, lembrando que a autarquia organiza grandes eventos como o Correntes d’Escritas, o Festival internacional de Música, a Feira do Livro, que está a decorrer nesta altura, sessões de cinema e teatro no Cine-Teatro Garrett, etc.

No seguimento da conversa, o Presidente foi desafiado a explicar o significado do lema do concelho «É bom viver aqui!»

Há muitas razões pelas quais é bom viver na Póvoa de Varzim, explanou Aires Pereira: “pela qualidade de vida que a cidade e o concelho têm, pela política amiga das pessoas que praticamos, somos o município da Área Metropolitana que pratica a mais baixa taxa de IMI para podermos ajudar as famílias, não cobramos derrama (somos amigos das empresas), e ainda devolvemos 1 por cento do IRS que o Estado cobra às pessoas”.

Por tudo isto, “a Póvoa de Varzim, uma cidade que fica a 20 kms do Porto, consegue oferecer esta qualidade de vida com habitação ao pé do mar, servida por um conjunto de equipamentos importantes na promoção da atividade desportiva e na manutenção do equilíbrio de vida e de procura do concelho, que torna esta terra sempre atrativa, quer no verão, quer no inverno”.

Do painel de convidados fizeram ainda parte Deolinda Carneiro, a diretora do Museu Municipal de Etnografia e História; Carmen Flores, artesã de camisolas poveiras; Josefina Delgado, representante do Casino da Póvoa; entre outros.