Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Educação, e Andrea Silva, Vereadora da Ação Social e Juventude, estiveram presentes na primeira sessão informativa, que teve a participação de Miguel Neiva, criador do Projeto ColorADD.

Até sexta-feira, 31, continuarão a decorrer sessões informativas de divulgação do Sistema de Identificação de Cor para Daltónicos – Código ColorADD, a alunos e professores, de forma lúdico-pedagógica, através da apresentação do livro “A Biblioteca Coloradd uma História Inclusiva” e o Kit ColorADD Aluno. Será fornecido marcador/régua graduada, aos alunos, com informação do código ColorADD e ficha de trabalho, com uma atividade de pintura do logótipo do ColoADD. Estas sessões são dirigidas a todos os alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento.

São coordenadoras do projeto: Maria Sá Moreira, Professora de Educação Especial e Marta Antunes, Professora Coordenadora da Biblioteca.

O principal objetivo é ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população através da inclusão – são cerca de 350 milhões de daltónicos no mundo; cerca de 10% da população mundial; com vista a promover o sucesso escolar.

Pretende-se que as escolas, por intermédio das bibliotecas escolares, contribuam para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante.

São objetivos específicos da ação: promover o conhecimento do Código ColorADD; promover o conceito incluir sem discriminar, com medidas de inclusão pela cor; contribuir para uma melhor integração do daltónico na sociedade; criar as Bibliotecas Escolares inclusivas pela cor, através da implementação e adoção do Código ColorADD nas bibliotecas do Agrupamento.

Veja as imagens da sessão.