Com mais de 30 anos de carreira e de uma intensa atividade artística e pedagógica, Ana Mafalda Castro afirma-se como solista, acompanhadora e na direção e criação de vários grupos que se dedicam à Música Antiga. Tocou nos Festivais mais importantes do País, tanto a solo como em música de câmara tendo, entre outros, tocado com Anner Bylsma, Ketil Haugsand e Andrew Manze. É professora e fundadora do Curso de Música Antiga na ESMAE, professora na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia de Música Antiga de Lisboa onde também faz parte da Direção. Nasceu no Porto onde completou os seus estudos de piano com Fernanda Wandschneider e, entre 1983 e 1990, estudou cravo na Holanda com Glen Wilson, Jacques Ogg, Bob van Asperen e Annelie de Man.

Na quinta-feira, 19 de julho, teremos o Quarteto Verazin, no Cine-Teatro Garrett. O Quarteto residente do Festival estará acompanhado por Sérgio de A. ao piano.

O concerto integra a final do 11º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com a estreia mundial das duas peças selecionadas e ainda a encomenda do FIMPV ao compositor António Pinho Vargas, Presidente do Júri do Concurso.

O Quarteto Verazin foi criado em 2007 pela Associação Pró-Música sendo desde então agrupamento residente do FIMPV, integrando-se regularmente na sua programação.

Sérgio de A. é natural do Porto. Estudou sob direção de Miguel Borges Coelho, em cuja classe viria a concluir a Licenciatura, na ESMAE, com a classificação máxima. Durante o seu percurso de formação participou em inúmeras masterclasses de aperfeiçoamento, destacando-se o contacto com Vitalij Margulis e Dmitri Bashkirov. Nesse contexto conheceu o pianista Vladimir Viardo, que lhe atribuiu uma bolsa de estudo para trabalhar consigo na University of North Texas, onde é Artist in Residence, elogiando-o como “um talento de classe mundial”.

A 20 de julho, sexta-feira, o Festival apresenta, no Cine-Teatro Garrett, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

A origem da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que desde então passou por diversas designações.

É parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006. Martin André estudou violino e piano na Yehudi Menuhin School e estreou-se profissionalmente a dirigir na Ópera Nacional de Gales, em 1982.

Recentemente comemorou 30 anos de uma carreira desenvolvida em teatros de ópera e salas de concerto de todo o mundo. Sérgio Pacheco é Chefe de Naipe de Trompete da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Raúl da Costa nasceu na Póvoa de Varzim (iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música local). Foi premiado no 1º Concurso da União Europeia, em Praga. Obteve em 2016 o 1º prémio e todos os prémios especiais do concurso internacional ZF-Musikpreis. É bolseiro da Fundação Gulbenkian e integra a classe do professor Bernd Goetzke, na Hoch-schule für Musik und Medien (Hannover).

Todos os concertos têm início às 21h45.

O ingresso, por espetáculo, custa 3,00 € e há ainda a possibilidade de adquirir bilhete passe para todos os espetáculos por 25,00 € e a brochura por 5,00 €. Os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

Os bilhetes podem ser adquiridos através da plataforma BOL, no Cine-Teatro Garrett, na Fnac, Worten e CTT e, apenas nos dias dos concertos a realizar em cada um destes recintos: Auditório Municipal, Igrejas Matriz e de S. Pedro de Rates.

Consulte toda a programação e veja as fotogalerias do Festival.