Este foi dinamizado pela professora Anabela Faria, coordenadora dos professores de inglês do 1ºCiclo do Gabinete de Educação, em articulação com a subcoordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras, Fátima Cunha, do Agrupamento de Aver-o-Mar, no âmbito da disciplina Ensino de Inglês, integrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular, e com o apoio dos professores de inglês das turmas participantes.

No decorrer da atividade, os conhecimentos de três alunos de cada escola foram postos à prova e os resultados foram muito satisfatórios. O espírito de competição instalou-se e, no final, saíram vencedoras a turma do 4ºano da EB1 do Fieiro (Aguçadoura) e o 4ºano da EB1 de Navais. Estas irão disputar o primeiro lugar do pódio no final do ano letivo na Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar no dia da receção aos alunos do 4ºano. Na opinião da organização, esta atividade foi muito bem sucedida e os objetivos propostos foram atingidos na íntegra. Durante três horas, a língua inglesa foi o meio de comunicação entre cerca de 140 alunos.

Este concurso visou proporcionar ao aluno o desenvolvimento da sua formação intelectual, moral e cívica; fornecer e consolidar as competências humanísticas, filosóficas e científicas; promover o gosto pela investigação, apoiando a participação da escola em projetos multidisciplinares; desenvolver nos alunos uma atitude proativa relativamente à importância do ensino das línguas estrangeiras; consolidar e aplicar conhecimentos num contexto diferente do da sala de aula; incutir sentimentos fulcrais na formação dos alunos: espírito competitivo saudável, cooperação, respeito pelos colegas e pelas regras do jogo; integrar o aluno na comunidade escolar e esta numa comunidade social alargada e, ainda, criar condições para que a escola seja não só um ponto de reunião, mas também um espaço que possa ser reconhecido por todos e sobretudo pelos alunos como seu.