A cerimónia decorreu no Posto de Turismo, tendo por objetivo promover mais uma associação concelhia, neste caso, o Rancho Folclórico “As Carvalheiras de Argivai” e o contributo que tem dado à promoção turística do concelho, mais concretamente de Argivai. (Veja a fotogaleria)

No evento também marcou presença Augusto Moreira, anterior presidente da Junta de Freguesia de Argivai e atual membro do executivo da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, que assistiu com todos os presentes ao momento musical apresentado pelo grupo coral do Rancho. Foram cantados três temas do repertório de “As Carvalheiras de Argivai” como forma de abrir caminho à posterior visita à exposição, que irá ficar patente até 15 de março, no seguinte horário: de segunda a sexta, das 9h00 às 19h00, e domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O Rancho “As Carvalheiras de Argivai” é de um agrupamento de raiz piscatória, fundado em 1985, mas que foi constituído como associação em 1990, por escritura pública pelo 2º Cartório Notarial da Póvoa de Varzim.

No vestuário predomina o preto e axadrezado – o preto simboliza o luto dos familiares mortos no mar e o axadrezado recorda o tecido típico das camisolas, ceroulas e saias do povo do mar. As danças são compostas por cantares de entre Douro e Minho, embora adaptadas às tradições locais.

Para além da participação em festivais de folclore, o grupo tem sido convidado a participar em romarias e eventos turísticos.

A AssociaTur é o título genérico para uma série de exposições que se vão realizar ao longo do ano, que pretende divulgar as associações como motor de promoção turística.

O movimento associativo tem vindo a crescer no concelho e a reforçar o seu papel como um verdadeiro pilar do desenvolvimento local.