O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, juntou-se a este convívio que teve lugar no Hotel S. Félix, como já vem sendo hábito nos últimos anos.

O autarca classificou o grupo como “o embaixador da cidade”. Quem nos visita, afirmou Aires Pereira, quer conhecer o que é distinto dos outros locais. “A nossa gastronomia, a nossa música, a nossa história e as nossas tradições. E vocês são um dos elementos diferenciadores. O que vos peço é que continuem a apresentar-se com alegria para que aqueles que nos visitam fiquem sempre com vontade de voltar”.

E já são muitos os turistas que escolhem a Póvoa de Varzim. O Presidente da Câmara Municipal sublinhou que, entre março e novembro, a taxa de ocupação nas unidades hoteleiras foi de quase 100% tendo sido vendidas 250 mil dormidas. Há três semanas, lembrou o autarca, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro anunciou que aterraram dez milhões de pessoas em Pedras Rubras em 2017. “Este número é superior aos residentes em Portugal. E, para um concelho que não é forte na área industrial, que vive dos serviços, da agricultura e do turismo, estas são excelentes notícias. Porque a Baixa do Porto começa a ficar saturada e as pessoas começam a procurar alternativas mais sossegadas e, ao mesmo tempo, próximas dos grandes centros. No distrito do Porto, a Póvoa de Varzim é a cidade na qual os visitantes ficam mais dias. No próprio Porto a média é de um dia e meio. Na Póvoa, os turistas ficam, em média, dois dias e meio. O que quer dizer que as pessoas gostam de estar aqui”.

E o turismo, setor tão essencial na economia do concelho, irá beneficiar, dentro de alguns dias, com a inauguração da Loja Interativa. Aires Pereira sabe que a sua escolha sobre a localização da Loja (no Largo do Passeio Alegre) não é consensual mas está certo que o seu funcionamento irá dar a conhecer a Póvoa de Varzim de uma forma única.

A prenda de Natal para o Rancho Poveiro será a remodelação do espaço situado na Avenida Mousinho de Albuquerque. Aires Pereira disse que “já é tempo de dar uma cara nova à vossa casa e até ao Verão quero que a remodelação esteja concluída”.

“O Rancho é um embaixador que o município nunca irá prescindir”.