O grupo apresentou, durante cerca de duas horas, danças e músicas poveiras fazendo o público reviver genuinamente as nossas tradições entre a terra e o mar. Além do Cancioneiro Popular do folclore poveiro, também interpretaram Marchas de S. Pedro.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, dirigiu as suas primeiras palavras ao responsável pelo Rancho, Jacinto Sá: “tem 50 anos de dedicação ao Rancho Poveiro e à Póvoa e é da mais elementar justiça, na comemoração do 80º aniversário do nosso Rancho Poveiro, que se conte a história do Rancho e a do Jacinto que, de alguma forma, se confunde com a vida do Rancho”.

O Presidente transmitiu ainda que “o Jacinto representa a nossa memória e tradições” e, por isso, é várias vezes convidado a representar a nossa cidade em visitas institucionais a diferentes países.

Aires Pereira referiu tratar-se de “um dia particularmente feliz para a Póvoa de Varzim” pelo facto de, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, o  Chefe do Estado-Maior da Armada lhe ter anunciado que no início de 2018 a Póvoa vai receber uma nova embarcação salva-vidas com o nome “Cego do Maio”. Para o autarca, “isto é muito representativo do nosso orgulho, dos nossos heróis, aqueles que fazem a história da nossa Póvoa porque esta é contada pelo Rancho e pelas nossas tradições”.

Por considerar que só há duas prendas que se podem dar ao Rancho (barcos ou peixes), o Presidente da Câmara ofereceu ao Rancho um troféu em forma de peixe.

O edil terminou agradecendo a presença de todos quantos deram o seu contributo ao Rancho Poveiro e à Póvoa de Varzim levando as nossas tradições bem longe.

A receita deste espetáculo reverteu a favor do MAPADI e, a este propósito, Aires Pereira voltou a apelar aos poveiros para integrarem, nas suas empresas, cidadãos com deficiência para que estes não se sintam excluídos da sociedade.

Jacinto Sá agradeceu ao Presidente, aos elementos do Rancho e aos poveiros presentes.