A cerimónia realizou-se ao final do dia de ontem, 2 de julho, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, através da entrega de um documento, em pergaminho, que regista e perpetua este ato de agradecimento público.

Na mesma cerimónia, teve lugar a apresentação pública da edição de selos “Caminhos de Santiago” e do Carimbo comemorativo do “Dia da Vila de Rates”, pela mão do Diretor de Filatelia dos CTT, Raúl Moreira.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim bem como o restante executivo estiveram presentes na sessão.

Reconhecendo que num ano e meio de mandato já muito foi feito em Rates, Aires Pereira transmitiu que “todos temos o compromisso de resolver um conjunto de questões que têm a ver com o futuro próximo da vossa vila, nomeadamente: os processos em curso da ampliação de rede de saneamento (obras que dentro de pouco mais de um mês entrarão em execução); da renovação da estrada de Courel, em vias de estar resolvida; a ligação a Arcos; a ampliação do cemitério e a inauguração, no passado sábado, do Ringue”.

A este propósito, o Presidente da Câmara referiu-se aos investimentos que o Município poveiro, em parceria com o Governo, tem vindo a realizar nas freguesias do concelho da Póvoa de Varzim, destacando a reabilitação da frente marítima e ribeirinha em Aver-o-Mar e Aguçadoura, respetivamente, e a colocação de relvado sintético em campos de futebol de seis freguesias. Neste sentido, revelou que tem sido uma preocupação do executivo “ir resolvendo os problemas nas nossas freguesias, tornando-as lugares cada vez mais apetecíveis para se residir e com muito melhor qualidade de vida do que em determinadas zonas da cidade”.

Em relação ao reconhecimento feito pela Junta de Freguesia a individualidades de Rates, Aires Pereira disse ser uma “tremenda justiça” pois trata-se “património cultural humano, vivo que existe ainda na Vila de São Pedro de Rates e que é capaz de fazer a transmissão destas tradições com todo o amor e carinho que colocam nas várias ações que vão desenvolvendo e conseguem, a todos que nos visitam, dizer que São Pedro de Rates tem um conjunto de tradições vivas”. Assim sendo, defendeu tratar-se de um povo que deve ser acarinhado e reconhecido.

O Presidente da Junta de Freguesia começou por reconhecer que “felizmente, a população de Rates sempre soube optar por equipas com a capacidade de luta, reivindicação e com a visão estratégica necessária para que S. Pedro de Rates seja hoje uma terra de referência em todos os setores de atividade”.

Depois de enumerar uma série de investimentos e ações promocionais da Vila, Paulo João destacou o Ecomuseu de Rates, “outro dos ícones do património da nossa Terra através dele preservamos as memórias dos ciclos da água do linho e do pão”.

O Presidenta da Junta constatou que “é graças a um conjunto de pessoas empenhadas e vaidosas do seu saber, que tornamos vivos os edifícios e tudo o que neles existe, e que constituem este ponto turístico de referência do Concelho. Falamos de Ana da Silva Craveiro, Ana dos Santos Sousa, Ana Maria Rodrigues Dias, Arminda Gomes Marques, Deolinda Nunes Dias, Emília Oliveira Reis, Gracinda Pereira Dias, Lucinda Fernandes Pereira, Lurdes Araújo, Maria Adelaide da Silva Figueiredo, Maria Antonieta Novais da Cruz, Maria de Fátima Miranda Gomes Ferreira, Maria Júlia Alves Ferreira Brás, Rosa Gomes da Silva, Rita Gonçalves dos Santos e Pedro Lopes Vieira”.

Sobres os homenageados, disse que são “pessoas que, muitas vezes abandonando os seus afazeres particulares, se disponibilizam para, com arte, engenho e alegria transmitirem aos mais novos as técnicas de trabalhar o linho, de cozer o pão ou transformar o cereal em farinha”.

Lembrou ainda “todos aqueles que ao longo dos anos foram neste mesmo Dia da Vila de Rates homenageados pelo seu importante contributo no processo de desenvolvimento deste Terra que tanto nos orgulhamos”.

Veja a fotogaleria.

As Celebrações do Dia da Vila continuam no domingo, 5 de julho, com iniciativas organizadas pela Junta de Freguesia de Rates com a colaboração de todas as instituições locais.

Haverá uma Caminhada pelos principais pontos do Ecomuseu de Rates, uma Celebração Eucarística na Casa Escola Agrícola Campo Verde, um Almoço e atividades ao ar livre, no Parque Verde, com o seguinte alinhamento:

09h00: Encontro no Largo do Conde D. Henrique (Largo da Igreja) onde decorrerá uma pequena explicação do significado e importância deste dia.

09h45: Início da caminhada pelos principais pontos do Ecomuseu, em direcção à Casa Escola Agrícola Campo Verde.

11h00: Celebração da Eucaristia Dominical na Casa Escola Agrícola Campo Verde.

12h30: Almoço no Parque Verde, servido pela Casa Escola Agrícola.

Haverá tendas no recinto, onde as instituições locais vão comercializar, entre outras coisas, petiscos, doces, café, bebidas, etc.

A tarde será preenchida com atividades ao ar livre, nomeadamente: Jogos Tradicionais, Pedipaper, Jogos de cartas, dominós e rapsódias musicais; Slide, Escalada, Caça ao Tesouro, Insufláveis, Cama Elástica, Tiro ao Alvo.

15h00 – Atuação da Fundação Centro Social + J. Infância (rapsódia musical)

15h30 – Aula de Zumba

16h30 – Atuação da Tuna da Universidade Sénior