No dia 1 de junho, teve início, na Capela de Santo António, a trezena a Santo António.

Este domingo, dia 7, terão lugar atividades desportivas: 2º BTT e 1ª Caminhada na Rota do Ecomuseu S. Pedro de Rates.

No dia 12 de junho, sexta-feira, a partir das 20h00, irá realizar-se um jantar tradicional com churrasco, sardinhada e caldo verde, no recinto da Capela de Santo António. A animação estará a cargo de Vítor Rodrigues e Pedro Cachadinha. Durante o dia 13 haverá animação musical a cargo de diferentes agrupamentos e ainda um espetáculo de comédia. Termina às 24h00, com fogo-de-artifício.

Às 11h00 do dia 14, domingo, será celebrada pelo Pároco Manuel de Sá Ribeiro, a Eucaristia Solene, com a participação do Grupo Coral de São Pedro de Rates. Às 14h00, irá realizar-se um desfile da Capela até à Igreja, acompanhado pela Fanfarra dos Escuteiros de Santiago de Antas, que volta a atuar às 17h00. Às 15h00, terão lugar os atos religiosos, na igreja, seguidos de majestosa procissão até à capela.

Às 17h30, terá início o Festival de Folclore com a atuação dos seguintes ranchos: Rancho Folclórico S. João de Rio Frio – Arcos de Valdevez; Rancho Folclórico Cantarinhas “Flores das Tricanas” de Abrunheira – Montemor-o-Velho e Rancho Folclórico de São Pedro de Rates. Nova sessão de fogo-de-artifício encerra as festividades, às 20h00.