A distinção foi entregue num jantar festivo, no passado sábado, 22 de novembro, a Manuel Silva, Presidente da Horpozim.

O Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na cerimónia e agradeceu ao Rotary Club pelo reconhecimento que fazem a esta associação, dando-a a conhecer à comunidade, sendo que “a maior parte das pessoas não conhece a realidade da Horpozim”.

Aires Pereira lembrou que “a horticultura faz parte de um dos pilares importantes do setor primário que nós temos vindo, de alguma forma, a esquecer ao longo do tempo e sem o qual o país dificilmente terá futuro”.

O Presidente da Câmara transmitiu que “a Horpozim é a entidade responsável pelo maior número de empregos no concelho da Póvoa de Varzim, realçando que “direta e indiretamente dependem desta atividade cerca de dez mil pessoas. Daí a importância que tem tido para o município este setor”, acrescentando que tem acompanhado a Horpozim, nos maus e bons momentos.

O edil revelou que “a Horpozim tem cerca de 700 associados que são responsáveis por mais de duas mil empresas. Trata-se de uma atividade responsável por mais de 50 milhões de euros de faturação no nosso concelho. Isto só é possível quando se produzem 117 mil toneladas de hortícolas. Temos uma marca muito importante na divulgação da nossa região”.

Assim sendo, recordou que “em 2012 propôs a atribuição da Medalha de Reconhecimento Poveiro Grau Ouro a esta associação, uma vez que fazia 25 anos e, como tal, era tempo de ser reconhecida com o mais alto galardão que o Município tem para agraciar uma instituição”.

José Pereira Gonçalves, Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, confessou que “esta escolha deve-se ao mérito da Horpozim, que se pauta por uma ética irrepreensível e pelo seu contributo na economia local”.

Para Manuel Silva, Presidente da Horpozim, este reconhecimento “é motivo de orgulho, já que a nossa instituição ao longo de 27 anos tudo tem feito pelo setor no concelho e também é o reconhecimento que os dirigentes anteriores souberam desempenhar a tarefa e conquistar a sociedade”.

Veja algumas imagens da sessão.