A intervenção, que terá início no troço que liga à Avenida Mousinho, visa conferir ao arruamento um perfil contínuo ao longo dos seus quatro troços, através da uniformização da largura da faixa viária para 3,5m de largura (mantendo-se o sentido único de sul para norte) e estabelecendo uma baía de estacionamento sempre do lado poente. A largura dos passeios manter-se-á variável, adaptando-se às dimensões dos perfis transversais.

Para privilegiar o carácter pedonal da rua previu-se que o atravessamento nas passadeiras se faça à mesma cota dos passeios, ou seja, os cruzamentos serão sobre elevados em relação à faixa viária.

As árvores existentes do lado nascente de dois dos troços serão retiradas, não tendo sido prevista a replantação, dadas as características do arruamento.

A empreitada, que tem um prazo de execução de seis meses, será realizada por troços, de modo a minimizar os naturais constrangimentos que se verificarão ao nível da circulação automóvel e pedonal.

Assim, naquele período, o trânsito na área de intervenção irá ser condicionado, de acordo com o andamento dos trabalhos e com as informações que os serviços do Município irão disponibilizando.

Recorde-se que esta empreitada vem no seguimento do projeto de modernização e projeção no futuro de uma área fundamental no centro da cidade que já contemplou a requalificação das Ruas José Malgueira, Santos Minho e Hortas.