O evento aconteceu ontem e consistiu num passeio de 20 quilómetros com partida e chegada junto ao edifício religioso. O valor das inscrições para pedalar lado a lado com o ciclista reverteu integralmente a favor das obras.

Um dos participantes, tal como aconteceu em anos anteriores (esta é a 9ª edição do evento), foi o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. O seu gosto pela modalidade é conhecido assim como o orgulho em Rui Costa ter-se tornado Campeão do Mundo de ciclismo. O autarca referiu que “este dia passado com o Rui Costa é já uma tradição, é o dia dele. Não nos podemos esquecer do seu enorme feito e temos que festejar o facto de continuar entre os dez melhores ciclistas do mundo. Só com muita dedicação é que se mantém uma carreira sólida e, após estar no topo, o Rui continua a pensar no melhor para a sua freguesia”.

Já o Campeão afirmou que a sua força de vontade provém do apoio da sua família. E, desde que foi pai, o ciclista está mais feliz que nunca.

Se de manhã o percurso foi em clima de passeio, à tarde tudo mudou de figura. Mais de 160 ciclistas, de diferentes escalões, participaram na vertente competitiva do Circuito Amigos do Rui Costa. Ao início da tarde entraram em ação as Escolas de Ciclismo e depois decorreu o Circuito de Cadetes e a Prova Aberta Ciclismo para Todos. A entrega de prémios aconteceu ao final da tarde. Durante todo o dia Rui Costa tirou dezenas de fotografias com os participantes e seus apoiantes.

Depois do grande sucesso da Maratona BTT da Póvoa de Varzim, que aconteceu no passado domingo, e do IX Circuito Amigos do Rui Costa, a Bikeservice, organizadora de ambos os eventos desportivos, prepara já a próxima competição, o Raid das Masseiras. A 3 de fevereiro do próximo ano estará de regresso a prova que leva os participantes a percorrer a paisagem rural do concelho através de duas distâncias, de 34 ou 47 quilómetros. O local de partida e chegada será a freguesia de Aguçadoura. As inscrições já se encontram abertas aqui.