No entanto, o local de realização foi uma novidade que muito agradou ao nosso convidado: o Cine-Teatro Garrett.

Nesta 36ª edição do Festival o musicólogo dedicou a sua palestra a Richard Strauss, no âmbito das comemorações do 150º aniversário do nascimento do compositor alemão.

A propósito do tema escolhido, Rui Vieira Nery transmitiu que tentou “apresentar aquilo que é a visão contemporânea de Richard Strauss, ou seja, tentar contrariar aquela visão tradicional de que era um compositor antiquado, que não tinha compreendido o sinal dos tempos e não tinha conseguido acompanhar o Modernismo”.

Neste sentido, o musicólogo explicou que “não só ele é um percursor importante do Modernismo como, mesmo quando usa linguagens mais tradicionais está a abordar precisamente as mesmas questões humanas fundamentais que estão a ser tratadas nas outras artes contemporâneas e na música dita de vanguarda”.

Rui Vieira Nery concluiu que Richard Strauss “é, de facto, um dos grandes compositores do século XX”. Para o ilustrar e transmitir ao público, o musicólogo apresentou alguns exemplos musicais e vídeos, como foi o caso das óperas Salomé (1905) e Electra (1909), e dos poemas sinfónicos Don Juan (1889) e Assim falou Zaratustra (1891), entre outros.

O conferencista mostrou-se bastante satisfeito por poder recorrer a esta metodologia da sua apresentação: “fiquei felicíssimo por poder fazê-lo aqui, no novo Garrett, com condições técnicas excelentes”.

Sobre o novo Cine-Teatro Garrett, Rui Vieira Nery referiu que “a Póvoa fica com um equipamento de enorme qualidade em que se pode fazer tanta coisa boa de programação. Fico muito feliz por poder inaugurar um Festival da Póvoa aqui nesta nova sala”.

Mas a estreia não foi só da sala, Rui Vieira Nery também estreou o novo piano adquirido recentemente pelo Município e comentou: “fiz umas pianadas e é um ótimo piano. A sala tem um instrumento à altura e parece-me que a acústica é muito boa também. Por isso, estou cheio de vontade de vir assistir a um concerto aqui”.

Quanto à sua participação recorrente no FIMPV, transmitiu que “estou satisfeitíssimo. Fui feito poveiro honorário pelo Município e, portanto, sinto-me sempre a voltar a casa de cada vez que venho cá. Sou recebido por amigos, conheço metade do público e as pessoas voltam. Isso é sinal de que as pessoas se sentem bem nestas conversas e eu sinto-me muito bem a falar entre amigos”.

Sobre esta primeira sessão do FIMPV, Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal, transmitiu que “começamos muito bem com a presença do Professor Doutor Rui Vieira Nery, que já é da casa. Para nós é uma honra recebê-lo e esperamos que se mantenha na abertura deste Festival”.

Quanto ao Cine-Teatro Garrett, alvo de elogios pelo convidado, a autarca referiu que “é a nossa sala de espetáculos e todo o artista que por aqui passa com certeza que jamais se esquecerá”.

Veja as imagens da Conferência.

Depois do primeiro concerto, no passado sábado, a programação do 36º FIMPV apresenta, hoje, na Igreja Matriz, Stile Antico e amanhã, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, o Quarteto de Cordas residente do Festival.

Todos os concertos têm início às 21h45.

Informações:

A conferência e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

O preço dos bilhetes avulso para jovens até aos 25 anos e pessoas com mais de 65 é €4,00 e os bilhetes avulso normais custam €6,00.

Se pretender fazer aquisição dos mesmos em Grupo (mínimo de 4 bilhetes) tem o custo de €4,00 (cada) e a Assinatura (série de 15 bilhetes para os quinze espetáculos) de €25,00 com oferta de brochura.

Poderá adquirir os bilhetes nos seguintes locais: Serviço de Turismo da Póvoa de Varzim (desde 1 de julho, das 09h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira; aos sábados e domingos, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00); Secretariado do Festival (desde 1 de Julho, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (de segunda a sexta-feira), na receção ou através do telefone 252 614 145 ou segunda a domingo: 14h00 às 20h00 através do telemóvel 939 751 434 (só para reserva de bilhetes) e ainda Auditório Municipal, Cine-Teatro Garrett, Igrejas Matriz, Misericórdia e Românica de S. Pedro de Rates, no próprio dia de cada espetáculo, a partir das 20h30.

Acompanhe a 36ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no portal municipal.