E terminou da melhor forma possível, com um grandioso espetáculo piromusical na Avenida dos Banhos e ao qual assistiram milhares de pessoas. O fogo de artifício aconteceu, como habitualmente, após o Espetáculo das Rusgas no Estádio do Varzim Sport Club, no sábado passado. A Rusga da Póvoa, o MAPADI, os Bairros de Belém, Mariadeira, Regufe, Sul, Matriz e Norte atuaram perante mais de nove mil pessoas num evento que foi completamente renovado. A atuação das Rusgas foi a grande atração da noite, com a transmissão de todo o espetáculo em ecrãs gigantes, o público pôde assistir ao espetáculo no relvado, sentado ou em pé. Um dos objetivos com estas alterações era dar mais protagonismo às rusgas, ao brilho das tricanas, dos seus trajes, ao encanto das músicas, das suas letras, das coreografias. Afinal, os membros das Rusgas, pelo investimento financeiro e pelo tempo despendido em ensaios, na confeção dos aventais e dos acessórios, merecem que todo o destaque da noite seja para o espetáculo no palco.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que “este é um formato que estamos a experimentar. Cabe agora às pessoas manifestarem-se sobre as suas preferências. Estávamos a precisar incluir algumas mudanças no S. Pedro. Estamos a tentar reativar, criar interesse pelas Festas. O mais fácil, às vezes, é não sairmos da zona de conforto, fazer as coisas acontecerem da mesma forma, mas eu estou habituado a criar riscos, mas riscos calculados, claro. É importante estarmos em evolução constante”.

O Porto Canal transmitiu todo o espetáculo em direto que poderá ver ou rever: parte 1, parte 2, parte 3.

Na noite anterior, os seis Bairros desfilaram na Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos. O Cortejo Luminoso é um dos momentos mais aguardados nas Festas de S. Pedro pela beleza do evento.