A intervenção resulta de um projeto aprovado no âmbito do Orçamento Participativo Jovem da Póvoa de Varzim 2018: Renovação da Sala de Convívio da ESEQ, que foi idealizado por um ex-aluno da escola, Afonso Oliveira, que agora ingressou no Ensino Superior.

Depois do descerramento da placa que assinala esta renovação, teve lugar a assinatura do Protocolo que visa a doação de equipamento adquirido pelo Município, com o valor total de 9. 371,21€ destinado à execução de projeto aprovado.

O Presidente da Câmara Municipal, que também foi aluno da ESEQ, começou por referir que “os tempos são outros mas a dinâmica da escola é a mesma e o prestígio da escola, senão o mesmo, é maior de certeza”. Aires Pereira falou da nostalgia sentida ao entrar na escola porque “está praticamente com o aspeto que tinha há 40 anos atrás, muito conservada e adaptada aos novos tempos”.

Sobre o projeto OPJ, o edil transmitiu tratar-se de “uma iniciativa que lançámos e pretende envolver as comunidades, neste caso da Eça, e que se traduziu na melhoria deste espaço escolhido pelos jovens de acordo com as suas motivações e solicitações”. Neste sentido, reconheceu que “é muito gratificante poder concretizar um projeto destes”.

O Presidente aproveitou ainda para apelar à participação de todos no Orçamento Participativo Jovem 2019, reconhecendo que “quando é dada oportunidade aos jovens de dizerem o querem, eles marcam presença e participam”.

Aires Pereira referiu-se também “ao início, no próximo ano, do novo pavilhão desportivo. O projeto está concluído. Vamos avançar com o concurso. Portanto, esta parceria cada vez mais estreita entre o Município e a nossa comunidade escolar, fundamental para aumentarmos os níveis de qualidade do ensino na nossa cidade”.

O Diretor da Escola Secundária Eça de Queirós, Eduardo Lemos, reconheceu tratar-se de mais um passo importante dado pelos alunos que destacou pela sua relevância. Revelou que “apesar da sala ter sido remodelada há cerca de 4 anos, esta renovação agora levada a cabo pelos alunos, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, deu-lhe mais vida, modernizou-a, tornou mais agradável e mais confortável. Esta sala é onde os alunos passam uma boa parte do dia quando não estão em aulas”.

Afonso Oliveira revelou que se sentia “concretizado” e para tal tinha contado com “o apoio dos amigos, da Associação de Estudantes, da Casa da Juventude e da família”.

Aquando da apresentação da Proposta, Afonso Oliveira era aluno da ESEQ e achava que “a sala de convívio precisava de um design mais jovem, com o qual os alunos se identificassem. Assim sendo, o espaço foi dotado de sofás e mobiliário em tons mais claros”. A Proposta incluiu ainda a criação de condições necessárias para a implementação do projeto “Rádio ESEQ”.

Em suma, o projeto “Renovação da sala de Convívio da ESEQ” tem a finalidade de fazer sentir a influência do Orçamento Participativo Jovem na comunidade escolar poveira e de fazer a sua promoção junto dos jovens.