Depois de dias de imensa atividade, foi de olhos postos no céu que os poveiros se despediram do seu padreiro brindado com espetáculo único de cor, som, brilho e magia.

Este momento foi o culminar de uma noite que teve início pelas 22h00, no Estádio do Varzim. As Rusgas deram a sua última prestação deste ano com excelentes atuações no palco montado no centro do campo. As Rusgas da Póvoa, Belém, Matriz, Mariadeira, MAPADI, Norte, Regufe e Sul foram se sucedendo, ao longo da noite, apresentando, orgulhosamente, as suas marchas. Nas bancadas, o público aplaudia, apoiando ferverosamente as apresentações do seu bairro, desde a infantil à sénior.

À semelhança do que acontecera na noitada de 28 de junho, o canal televisivo Porto Canal emitiu, em direto, o Espetáculo das Rusgas e o Piromusical, dando a conhecer um pouco da tradição e magia que marcam as Festas da Cidade da Póvoa de Varzim.

No passado sábado, 4 de julho, a noitada repetiu-se. Esta foi a grande novidade do programa das Festas deste ano e muito bem recebida por todos. Cada rusga atuou no seu bairro e cada bairro lançou o seu fogo-de-artifício em simultâneo, enchendo de colorido o céu poveiro. Por toda a cidade, mantinha-se a folia típica desta festa popular.

E porque para as rusgas São Pedro é o momento mais esperado do ano, na passada sexta-feira, tiveram outra oportunidade de se mostrarem à comunidade. Belém, Matriz, Mariadeira, Norte, Regufe e Sul desfilaram de Norte a Sul da cidade, enchendo de cor e muito brilho a Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos. Marcado pelo orgulho com que cada rusga representa o seu bairro, é notório o entusiasmo e vaidade que dominam todos os participantes desde os mais pequeninos aos mais velhos. Envergando os trajes tradicionais, que se distinguem pelas cores que definem cada bairro, cantaram as músicas populares poveiras e dançaram as coreografias típicas num ambiente animado e colorido à beira-mar, perante uma plateia que não se cansou de os aplaudir.

E é em tons de azul, verde, amarelo, vermelho, branco e muito brilho que os poveiros vão mantendo a tradição e tão empenhadamente celebrando o padroeiro, São Pedro.

Recorde, pelas nossas imagens, todos os momentos deste São Pedro 2015.