A Secretária de Estado transmitiu que tinha “muito gosto em estar presente”, admitindo tratar-se de “um momento especial” pois trata-se de celebrar 125 anos e com esta longevidade “não há muitas associações neste país” e “ainda por cima com a abrangência de associados que tem. É uma entidade muito dinâmica e que faz um trabalho excelente em prol dos empresários”.

Numa visão geral do país, Ana Lehmann considera que “as empresas estão muito abertas às oportunidades de modernização que existem. Estão a atualizar-se e isso é ótimo. Estão a virar-se para os mercados externos”, reconhecendo que “há sempre desafios e não é fácil a vida de um empresário mas estão a saber corresponder muito bem”. Aliás, constatou que “o tecido empresarial por excelência deste país e da nossa economia assenta fundamentalmente nas pequenas e médias empresas”, que fez questão de homenagear “porque são o esqueleto da economia deste país”.

A propósito da Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia, a Secretária de Estado referiu-se à iniciativa Indústria 4.0 “no âmbito da qual já foram disponibilizados avisos que representam um total de 720 milhões de euros desde o ano passado para a inovação produtiva e empreendedorismo qualificado. A nível de empresas individuais, os bons projetos também não deixam de ser financiados”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, referiu que celebrar os 125 anos da Associação Empresarial é uma oportunidade para reviver a história da Póvoa de Varzim pois esta sempre teve uma relação muito grande com a cidade, desde logo porque funcionava muito como local de encontro e de debate.

No entanto, atualmente “tem um outro objetivo: aposta em criar ninhos de financiamento para colocar ao serviço dos comerciantes como forma de ajudar a modernizar o nosso tecido empresarial”.

O edil desejou os maiores sucessos a todos os associados pois “o vosso sucesso é também o sucesso da cidade. A atratividade dos vossos negócios é a atratividade da nossa cidade. A Associação Empresarial foi sempre um braço importantíssimo na estratégia comercial do Município”.

Aires Pereira aproveitou o momento para se referir à atratividade fiscal da Póvoa de Varzim: “vamos continuar com a política fiscal amiga das pessoas, ou seja: o IMI vai continuar nos 0,3 – o mais baixo que a lei nos permite; não cobraremos derrama – não há na Área Metropolitana do Porto nenhum Município que tenha esta política fiscal; vamos continuar a devolver 1% do IRS – cerca de 700 mil € que ficam no bolso dos poveiros e de todos aqueles que são contribuintes na Póvoa de Varzim. O resultado desta política fiscal são 6,5 milhões de euros que ficam por arrecadar como forma de contributo”.

O autarca presenteou a Associação Empresarial, na pessoa do seu Presidente, entregando a José Gomes Alves uma lembrança do Município da Póvoa de Varzim.

O Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, José Gomes Alves, assumiu tratar-se de uma data importante para a associação destacando o facto de serem homenageados mais de 50 associados com mais de 25 anos de associado, adiantando que pretende, de futuro, celebrar o aniversário e distinguir os seus associados.

José Gomes Alves revelou que a associação admite, anualmente, cerca de 100 associados totalizando, atualmente, cerca de 3 mil. Os novos órgãos sociais da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim tomaram posse nesta sessão em que também decorreu a entrega monetária aos três projetos vencedores e apoiados pela associação, através do Portugal 2020, no âmbito do Concurso de Ideias “Póvoa Empreendedora”.

O Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim presenteou a Secretária de Estado com uma figura tradicional – uma poveira.