Acompanhado pelo Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino e pelo presidente da associação, António Maia, João Paulo Rebelo ficou a conhecer as infraestruturas, bem como a dinâmica de funcionamento da Academia, relativamente ao número de associados, de jovens praticantes e à integração social que esta providencia aos mais desfavorecidos.

António Maia explicou que a remodelação e ampliação do espaço, que teve lugar em junho de 2015, permitiu um crescimento notável da Academia de Kung-Fu da Póvoa de Varzim, que hoje totaliza cerca de 2.350 associados, bem mais do dobro do que se verificava por essa altura.

O presidente da associação salientou que é “objetivo da casa que todos os funcionários se sintam integrados e para tal, fazemos questão que estes tenham todas as condições para desempenharem o seu trabalho”. António Maia não esqueceu o papel da Câmara Municipal no crescimento e sucesso da Academia e aproveitou a oportunidade para deixar um agradecimento à autarquia por nunca se negar a ajudar, inclusive “cedendo as suas instalações para ações de formação”.

No final da visita guiada, o responsável pela secretaria do Desporto e da Juventude revelou estar “muito impressionado com as instalações e acima de tudo por verificar que a Academia dá emprego a muita gente, o que é um registo muito importante”.

João Paulo Rebelo enalteceu ainda o papel da autarquia poveira no crescimento acentuado da associação e deixou votos de continuação de um “trabalho bem feito” e de “muito sucesso para os desafios vindouros”.

Luís Diamantino fez questão de sublinhar a importância do papel de associações como a Academia de Kung-Fu para aspetos decisivos como a inclusão social e a passagem dos valores inerentes à prática do desporto aos mais jovens. Em nome da Câmara Municipal, o Vice-Presidente agradeceu a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto pela sua passagem por terras poveiras e ofereceu uma variedade de livros representativos da Póvoa de Varzim (com destaque para a figura incontornável de Eça de Queirós), as tradicionais latas de sardinha da fábrica de conservas “A Poveira” e uma medalha com o brasão da cidade.

A Academia de Kung Fu da Póvoa de Varzim tem como mote a congregação dos jovens em torno de um objetivo comum através do desporto, como rampa de lançamento para objetivos mais amplos, de modo a desenvolver e aperfeiçoar um sentimento de comunidade. A associação empenha-se diariamente na ajuda a crianças e jovens carenciados e em risco, no sentido de, apesar das dificuldades financeiras e/ou sociais, se poderem integrar através da prática desportiva, sem espaço para discriminações.