Estes galardões são uma iniciativa do Jornal Água&Ambiente e Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que premeiam a excelência da água que chega à torneira dos consumidores.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deslocou-se a Oeiras para receber esta distinção. Aires Pereira referiu que esteve presente na sessão “com todo o gosto, pois o selo é o resultado do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos, no âmbito da qualidade da água que fornecemos aos munícipes”.

A satisfação perante este galardão é acrescida uma vez que ele não diz respeito apenas à qualidade da água, “mas também premeia a qualidade do serviço prestado” em todo o circuito do fornecimento, “tem a ver também com as taxas aplicadas ao serviço, no fundo, relaciona-se com tudo aquilo que temos vindo a construir no município ao longo destes últimos anos e, às vezes, sendo incompreendidos por esse mesmo trabalho”, afirmou o autarca.

A 8ª Expo Conferência da Água contou com a presença de Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, na sessão de encerramento.

A Póvoa de Varzim figura entre 61 entidades gestoras responsáveis pelo abastecimento de água em Portugal, escolhidas para serem distinguidas com este selo de qualidade.

Selo qualidade da água

O selo de autenticação de qualidade é atribuído mediante uma análise quantitativa e qualitativa da informação, constante nos relatórios anuais dos serviços de águas e resíduos em Portugal divulgados pela ERSAR.

Para o Presidente do município poveiro, o selo de qualidade da água vem premiar todo um trabalho a que está ligado pessoalmente desde há 20 anos, ainda com o cargo de vereador. Aires Henrique Pereira foi, em 1992-1993, o mentor técnico e suporte político do processo de reforço da captação e tratamento de água a partir do Sistema-Ave (abastecimento a Póvoa de Varzim e Vila do Conde). Esteve, em simultâneo com o desenvolvimento do projeto anterior, ativamente envolvido, com Poças Martins e outros (1991-1992), no processo técnico de conceção do Sistema Multimunicipal de captação, tratamento e abastecimento de água com origem no rio Cávado (“Águas do Cávado, S.A., depois “Águas do Cávado e Ave, S.A.”, atual “Águas do Noroeste”, S.A.).