Presentes na sessão de encerramento estiveram a Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, a Diretora do Instituto  de Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim, Maria José Correia, a Diretora do Serviço de Formação de Viana do Castelo, Aida Calheiros, e a Coordenadora do curso, Conceição Viana.

Esta iniciativa surgiu após a identificação, por parte do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim, da necessidade de formação linguística, neste caso de alemão, a emigrantes desempregados, residentes na Suíça.

A formação, com a duração de 100 horas em regime parcial, decorreu no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim entre os dias 12 de dezembro de 2016 e hoje. Dividida em quatro Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) de 25 horas, esta teve lugar na modalidade Vida Ativa, pelo que permite potenciar o regresso dos desempregados ao mercado de trabalho, através de uma rápida integração.

Neste contexto, o curso e os seus conteúdos foram uma mais-valia para os formandos, no que concerne à integração e adaptação nos principais setores de atividade existentes no meio e cultura em que estes se encontram inseridos.