Ascensão Ferreira Lopes nasceu em Várzea de Calde, distrito de Viseu, em 1962, residindo atualmente na Póvoa de Varzim.

Exerceu a profissão de auxiliar de ação médica durante cinco anos e meio na Suíça e também no Lar da Santa Casa da Póvoa de Varzim desde 1997 até 2005, onde frequentou vários cursos. Atualmente, trabalha na sua empresa. Desde os primeiros tempos que a poesia e os contos infantis são a sua companhia das horas vagas, tendo publicado a sua primeira obra em 2002, sob o título “Memórias da minha terra” (poesia), a que se seguiu, em 2006, “Um olhar meu” (poesia). Inicia-se na literatura infantil com o título “A flauta do cavalo branco” (2011), a que se seguiu “Ana Rita e os amigos” (2013) e “O farol dos pequenos aventureiros” (2014). Em 2018, publica “Os novos contos da Ana Rita”, “Aquela valsa” e “Matilde e a avó”.

“Aquela Valsa: contos” vai mostrar a simbiose entre a Valsa e a vida, comparando os passos desta dança aos acontecimentos da vida de cada pessoa.

“Os novos contos da Ana Rita”, um livro para crianças, “A Ana Rita está de volta, mais os primos, os avós, os pais e os tios. Ah! E os amigos, que são os colegas da sua escola e os muitos meninos e meninas que gostam de ler as suas aventuras. Sim, porque a Ana Rita gosta de descobrir o mundo que a rodeia é isso é motivo para muitas aventuras sem perigo, mas com muita alegria e divertimento.”

E, por fim, “Matilde e a avó”, também se trata de um livro infantil onde “Os pais da Matilde vão sair para jantar e a avó fica a tomar conta da sua netinha. E é entre os braços amorosos da avó que a neta vai conhecer o gato e o cão, a noite que traz o sono e o dia que traz a luz do sol. E os pais que, entretanto, voltaram…”

Os três livros vão ser apresentados pelo escritor Vítor da Rocha.