“Este primeiro congresso tem este como objetivo principal: conhecermo-nos e estabelecermos uma rede de contactos. Há pessoas que moram no mesmo prédio há 20 anos e não se conhecem. Partilham o elevador e não sabem o nome do vizinho ou em que trabalham. Se expandirmos esta realidade para a área empresarial, damos conta que, no mesmo concelho, há empresas que não sabem da existência uma das outras e a troca de experiências é fundamental. É preciso fazer parcerias entre as nossas empresas para que este setor cresça”, anunciou o autarca.

Abordando os números da área empresarial no concelho, Aires Pereira referiu que “temos ativas, na Póvoa de Varzim, 6900 empresas, das quais 96% têm até 10 funcionários; 268 empresas contam com menos de 50 funcionários; com mais de 50, o concelho tem 20 empresas”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, “um dos motivos pelos quais as empresas têm procurado a Póvoa de Varzim para se instalarem é o facto de não lhes ser cobrada derrama. Este é o único município da Área Metropolitana do Porto e do distrito do Porto que não cobre a derrama. O único municí­pio no distrito do Porto que pratica a mais baixa taxa de IMI de 0,3 e ainda devolve­mos 1% de IRS. Isto quer dizer que uma empresa que hoje queira vir para a Póvoa de Varzim tem este quadro fiscal estabili­zado há mais de quatro anos. É um aspeto competitivo”.

Outra mais-valia é a localização da Póvoa: “estamos servidos por um conjunto de auto­-estradas, a 20 minutos do aeroporto, a 25 minutos do Porto de Leixões, 20 minutos do Porto de Viana. Do ponto de vista do licenciamento, um empresário que queira fazer um investimento na Póvoa de Varzim tem de telefonar ou mandar um e-mail di­rigido à presidência ou aos serviços da Câ­mara e ser-lhe-á logo dedicado um técnico do município para o acompanhar em todo o seu processo de licenciamento. Hoje o investimento não se compadece com as burocracias, nem com os processos admi­nistrativos muito pesados”.

O Turismo e o seu desenvolvimento tem beneficiado de um crescimento notável: “ao longo dos últimos anos temos realizado dois grandes eventos por mês para quebrar a sazonalidade, quer sejam eles desportivos ou culturais. Hoje, as 1700 camas que os nossos estabelecimentos oferecem são manifestamente insuficientes para acolher todos os que querem cá ficar. Além disso, no Aeroporto do Porto aterram 9 milhões de pessoas por ano e a cidade não tem capacidade para albergar este número. Por isso, é importante que a Póvoa de Varzim tenha novas unidades hoteleiras”. Sobre as que existem, Aires Pereira afirmou que a Póvoa de Varzim é o único sítio com hotéis em frente ao mar.

O Congresso continua até amanhã e o Presidente da Câmara Municipal voltará a falar aos participantes no final do encontro, com hora marcada para as 19h00.