Esta é uma iniciativa criada e desenvolvida pelo Serviço Educativo do Cine-Teatro Garrett, dirigida a todas as instituições educativas do concelho, públicas e privadas, nomeadamente, jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do ensino básico.

As Teatrices pretendem despertar o interesse das crianças pela arte do Teatro, desenvolver o espírito crítico e incentivar a criatividade e o imaginário. Os visitantes usufruem de uma experiência lúdica onde, para além de visitarem o espaço e ouvirem a leitura de um conto, são convidados a dar asas à imaginação e fazer o papel de atores, representando um personagem à escolha.

Já passaram pelo teatro alunos da EB1 Cadilhe Amorim, Jardim de Infância de Balasar, Jardim de Infância da Igreja, EB1 Quinta Balasar, Jardim de Infância de Sejães e EB1 Paçô.

Até ao final do mês de outubro esperam-se mais de quatrocentas crianças estando programadas visitas da EB1 Granja, EB1 Refojos, EB1 Fontainhas, EB1 Cadilhe Amorim, Jardim de Infância de Laúndos, Jardim de Infância Senhora da Saúde, EB1 Igreja Beiriz, Jardim de Infância Barros, Jardim de Infância Teso e EB1 Praça, numa média de 10 turmas por semana.

A autarquia disponibiliza transportes e a Cláudia Ribeiro orienta a visita e os resultados têm sido super-positivos. No final, há vontade de mais e fica a promessa de voltar para um espectáculo, quem sabe, com os pais.