A equipa partiu de Matosinhos em direção à nossa cidade, fazendo o percurso entre a Escola EB 2/3 Cego do Maio e a Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar.

Na Escola Cego do Maio, decorreu uma cerimónia alusiva ao tema da harmonia e paz universal, que contou com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Veja a fotogaleria.

No total, a equipa vai percorrer um percurso de 417 km, terminando dia 12 de maio em Bragança.

A Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run (anteriormente World Harmony Run) é uma corrida de estafeta que decorre a nível internacional e vai estar no nosso país de 4 a 12 de maio.

A Tocha da Paz percorre 5 continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceânia, promovendo e incentivando a união, harmonia e amizade entre os povos.

Em Portugal, estima-se que 6 mil crianças irão participar na Corrida da Paz durante a sua visita a escolas, organizações desportivas e culturais e câmaras municipais, através do Douro Litoral, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Desde a corrida inaugural em 1987, a Peace Run visitou cerca de 150 países, mais de 5 milhões de pessoas já participaram nesta corrida e as equipas internacionais correram aproximadamente 500000 Km, o que equivale a mais de 14 voltas em torno da circunferência da Terra.

A Corrida da Paz foi fundada pelo visionário Sri Chinmoy, como forma de dar aos cidadãos a possibilidade de expressar de forma dinâmica as suas próprias esperanças e sonhos por um mundo mais harmonioso. Atleta, filósofo, artista, músico e poeta, Sri Chinmoy dedicou a sua vida à promoção dos ideais da harmonia mundial deixando-nos a seguinte mensagem:

“Paz não é a ausência de guerra; Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A paz revela a absoluta excelência da vida humana!”

A corrida é um evento não lucrativo, organizado e financiado inteiramente por voluntários, que simplesmente se empenham em promover a boa vontade entre as pessoas e as nações. A Peace Run não pretende angariar fundos ou destacar qualquer causa política.

Todos podem participar: atletas e não atletas, jovens ou idosos. Podem transportar a Tocha alguns passos, alguns metros ou alguns quilómetros, ou simplesmente apoiar os corredores durante a sua passagem.

Poderá juntar-se à equipa numa das seguintes localidades:

Dia 4: Matosinhos e Póvoa de Varzim

Dia 5: Esposende e Viana do Castelo

Dia 6: Vila Praia de Âncora, Caminha e Valença

Dia 7: Valença e Paredes de Coura

Dia 8: Ponte de Lima e Braga

Dia 9: Braga e Guimarães

Dia 10: Guimarães

Dia 11: Vila Real e Mirandela

Dia 12: Macedo de Cavaleiros e Bragança

Para saber mais sobre a Peace Run e o progresso da equipa de corredores, visite “Ao vivo da estrada” no site oficial: www.peacerun.org