Aires Pereira revelou que tinha recebido, há minutos, a notícia do Secretário de Estado do Mar dizendo que já há visto do Tribunal de Contas para a dragagem. Neste sentido, esta tarde, já haverá uma reunião, no edifício dos Paços do Concelho, para dar início ao processo, aspetos organizativos e procedimentos da retenção em terra dos 90 mil m3 para recarregar as praias.

O edil reconheceu que é, sem sombra de dúvida, uma excelente notícia, que o Secretário de Estado gostaria de ter dado pessoalmente na passada sexta-feira, aquando da assinatura do contrato de gestão. Para além disso, considera também que “credibiliza todo o processo que foi feito ao longo deste tempo, com a primeira dragagem o ano passado, o compromisso para este ano que vai avançar e ainda a existência de uma inscrição em sede de orçamento para que todos os anos sejam feitas dragagens de manutenção no Porto da Póvoa de Varzim”.

Em suma, para Aires Pereira esta nova dragagem é muito importante porque “temos agora uma janela de oportunidade nas condições de tempo, durante o que resta do mês de setembro. Portanto, muito trabalho será feito”, assegurou, avançando que “teremos três dragas em permanência face ao volume de inertes a retirar”.

Na reunião do executivo, foi aprovada a minuta de protocolo a celebrar com o Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, tendo por objeto o fornecimento de refeições aos alunos da Escola do 1º ciclo do ensino básico da Praça, bem como a minuta de protocolo de colaboração a celebrar com a Fábrica da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, tendo como objetivo o desenvolvimento do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo 2014/2015.

No âmbito dos apoios municipais, o executivo aprovou a atribuição de um subsídio de 30 mil euros à Paróquia de Nossa Senhora da Expectação da Estela para a aquisição de um prédio urbano, pelo valor de 250.000,00€, destinado a Centro Social, centro de convívio e lazer para os idosos, bem como para servir a Pastoral da comunidade.

À Confraria de S. Tiago Maior decidiu atribuir 10 mil euros para as obras de reparação e pintura efetuadas na Capela de S. Roque.